Malba Tahan: uma proposta de ensino de matemática, pesquisa e extensão na formação inicial e continuada de educadores do Vale do Paraíba

Autores

  • Tânia Maria Vilela Salgado Lacaz tania@feg.unesp.br
    UNESP
  • Juraci Conceição de Faria Oliveira juracifaria@fenix.com.br
    Colégio Fenix Guaratinguetá

Resumo

O presente artigo retrata as atividades de um projeto de extensão universitário, realizado durante o ano de 2003, fundamentado na obra de Malba Tahan. As pesquisas realizadas sobre a vida e a obra de Malba Tahan, centradas nas contribuições deste autor para o ensino e a aprendizagem de matemática, apoiaram o projeto que consolidou a organização e a execução de um curso de educação continuada oferecido aos professores da Rede Municipal de Queluz/SP. Constam do artigo um breve histórico da vida do professor Júlio César de Mello Souza, heterônimo Malba Tahan, algumas das suas ideias quanto às questões pedagógicas que envolvem a prática docente de matemática e os resultados obtidos na execução desse projeto. Este trabalho possibilitou-nos transitar pelas três vertentes que definem os objetivos da Universidade – ensino, pesquisa e extensão, além de oferecer aos alunos que participaram do projeto uma oportunidade de vivenciar, em sua formação inicial de educadores, a organização e a prática docente no ambiente escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-08-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Malba Tahan: uma proposta de ensino de matemática, pesquisa e extensão na formação inicial e continuada de educadores do Vale do Paraíba. (2017). Educação Matemática Em Revista, 23, 43-56. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/952