Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa

Autores

  • Elaine Sampaio Araújo elaine@gmail.com
    Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho objetiva trazer ao cenário acadêmico as contribuições, para a formação docente, de um projeto de pesquisa, realizado com educadores de Portugal e do Brasil, envolvendo a Matemática na Educação Infantil. A dinâmica de formação privilegiou situações de elaboração de atividades de ensino, aplicação, reflexão e novas elaborações, tendo a linguagem como instrumento mediador que possibilita a organização do conhecimento. Essa experiência revelou que os projetos pedagógicos apresentam-se como um meio através do qual atitudes de colaboração vão sendo produzidas, tornando possível o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores, bem como a apropriação significativa, pelas crianças e pelos docentes, de um legado cultural que é o conhecimento matemático.

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Publicado

2017-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22, 2-10. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959