Diferentes olhares sobre a formação docente para o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas séries iniciais

Autores

  • Valdirene Gomes de Sousa valdirene@yahoo.com.br
    Prefeitura Municipal de Teresina

Resumo

Este estudo pretende analisar, a partir de uma perspectiva qualiquantitativa, quais as concepções teóricas de ensino-aprendizagem que vêm permeando o processo de formação docente para o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas séries iniciais. Na análise, ressalta-se a percepção de três instâncias envolvidas nesse processo: a) o discurso dos formadores; b)a visão do aluno em curso sobre a orientação que vem recebendo; c) a contribuição dessa formação na prática, segundo os professores egressos. Para isso, foram utilizados como referenciais teóricos, dentre outros, os estudos sobre a formação docente na universidade e a importância da construção da inteligência na criança para o desenvolvimento de sua autonomia, de Tardiff (2002) e Kamii (1999), respectivamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diferentes olhares sobre a formação docente para o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas séries iniciais. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22, 66-76. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/963