Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão

Authors

Keywords:

Inclusão Educacional. Deficiência Visual. Educação Matemática. Materiais Didáticos Manipuláveis.

Abstract

A inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática ainda é, em muitas escolas uma grande dificuldade para os professores. Este artigo foi desenvolvido com base nos resultados de um projeto de extensão e pesquisa e busca responder a questão: De que forma é possível desenvolver a inclusão e a aprendizagem matemática no contexto da sala de aula com estudantes cegos? Ele apresenta discussões sobre o que é inclusão na sala de aula e sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis. As análises foram desenvolvidas com base em questionários respondidos pelos professores colaboradores após a aplicação dos materiais e depoimentos. Os resultados apontam que os materiais didáticos, quando utilizados por todos os estudantes nas aulas de matemática têm grande potencial de desenvolver a aprendizagem e a inclusão tanto dos que têm deficiência visual quanto dos videntes com dificuldade de aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Viviane Clotilde Silva, Universidade Regional de Blumenau
    Professora do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e do Departamento de Matemática. Atua na area de formação de professores e ensino de Matemática.
  • Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau
    Professora do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e do Departamento de Matemática. Atua na area de formação de professores e ensino de Matemática.
  • Dalton Solano dos Reis, Universidade Regional de Blumenau
    Professor do Departamento de Sistemas e Computação.
  • Taísa Dagnoni Windisch, Universidade Regional de Blumenau
    Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática

Published

2019-12-22

Issue

Section

Educação Matemática na Escola Inclusiva

How to Cite

Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(64), 183-194. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820