Ideias de Licenciandos em Matemática sobre Álgebra Escolar

Authors

  • JADILSON ALMEIDA jadilsonalmeida@hotmail.com
  • Jéssica Cravo Santos Bernardino jessicacravo@hotmail.com
    Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (SEDUC-SE)
10.37001/emr.v26i73.2461

Abstract

Esse artigo objetivou identificar as ideias de álgebra escolar de licenciandos em matemática. Para isso aplicamos um questionário a vinte alunos do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública localizada em Recife-PE. As ideias de álgebra que se destacaram nas respostas dos sujeitos foram: campo da matemática; manipulação de expressões e resoluções de equações; aritmética generalizada e uso de variáveis. Além disso, muitos dos sujeitos reconhecem a importância do ensino de álgebra na educação básica. Entretanto, muitos não conseguem relacionar o ensino de álgebra com o desenvolvimento do pensamento algébrico e que o caminho para isso deve ser o trabalho com as noções algébricas desde os primeiros anos da educação básica com atividades, por exemplo, que envolvam a generalização de padrões e a noção de equivalência, como indicam as atuais orientações curriculares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Jéssica Cravo Santos Bernardino, Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (SEDUC-SE)

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (SEDUC-SE)

Published

2021-12-30

How to Cite

Ideias de Licenciandos em Matemática sobre Álgebra Escolar. (2021). Educação Matemática Em Revista, 26(73), 95-108. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2461