Uma proposta de aula para a promoção do pensamento funcional na Educação Básica

Authors

  • Carolina Bueno Silvestre carolinabuenosilvestre@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.
  • André Luis Trevisan andreluistrevisan@gmail.com
    UTFPR, Londrina.
  • Jader Otávio Dalto jader_math@yahoo.com.br
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta de tarefa voltada para a sala de aula de Matemática, no intuito de auxiliar/orientar o professor na promoção de discussões coletivas na Educação Básica, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o seu desenvolvimento, utilizamos a Trajetória Hipotética de Aprendizagem como suporte metodológico para a organização do planejamento da aula proposta. Pretendemos analisar como o trabalho com discussões coletivas em sala de aula pode contribuir para a promoção do pensamento algébrico com os alunos, principalmente no que tange ao pensamento funcional. Esperamos contribuir para a prática docente em sala de aula, com possíveis orientações para os professores, de modo a auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Carolina Bueno Silvestre, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

  • André Luis Trevisan, UTFPR, Londrina.

    Professor do Dep. de Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Jader Otávio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

    Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina/UEL, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

Published

2022-05-16

Issue

Section

Atividades para Sala de Aula

How to Cite

Uma proposta de aula para a promoção do pensamento funcional na Educação Básica. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(74), 5-24. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2763