Um panorama das pesquisas brasileiras em Educacão Matemática Inclusiva: a constituição e atuação do GT13 da SBEM

Autores

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira voclelia@gmail.com
    Universidade Estadual do Paraná/Unespar, Campo Mourão, Paraná, Brasil.
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa fernanda.malinosky@ufms.br
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha agnaldo@im.ufrj.br
  • Fábio Alexandre Borges fabioborges.mga@hotmail.com
  • Claudia Segadas-Vianna claudia@im.ufrj.br

Resumo

Com o presente texto, objetiva-se apresentar o número temático intitulado “Diferença, Inclusão e Diversidade”, publicado pela Educação Matemática em Revista, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, em parceria com o Grupo de Trabalho intitulado “Diferença, Inclusão e Educação Matemática”, o GT13. Paralelamente, traça-se um panorama da constituição do campo de investigações brasileiras acerca da Educação Matemática Inclusiva, que culmina na criação do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, como um reflexo da atuação do referido GT. O artigo segue trazendo algumas conceituações teóricas que embasam as pesquisas do grupo na contemporaneidade. Conclui-se, ao final, que há um aumento quantitativo no número de pesquisadores interessados pela temática, bem como uma ampliação acerca dos campos de pesquisa, principalmente no que diz respeito aos sujeitos investigados, passando de uma visão mais restrita ao público da Educação Especial, para outra, mais abrangente, inclusiva, para além da diferença pautada apenas pelas deficiências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Paraná/Unespar, Campo Mourão, Paraná, Brasil.
    Doutora em Educação; Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná/Unioeste, Cascavel, Paraná, Brasil 
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
    Doutora em Educação Matemática; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil. 
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha
    Doutor em Educação Matemática; Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 
  • Fábio Alexandre Borges
    Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática; Universidade Estadual do Paraná/Unespar, Campo Mourão, Paraná, Brasil
  • Claudia Segadas-Vianna
    Doutora em Educação Matemática; Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Downloads

Publicado

2019-12-22

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Um panorama das pesquisas brasileiras em Educacão Matemática Inclusiva: a constituição e atuação do GT13 da SBEM. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(64), 4-15. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2155