Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis

Autores

  • Maria José Santana Vieira Gonçalves giomage@ig.com.br
  • Suely Scherer susche@gmail.com

Palavras-chave:

Produtos notáveis, lousa digital, aula de matemática.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência desenvolvida em sala de aula com o uso da lousa digital e de um applet para o estudo dos produtos notáveis, especificamente, o quadrado da soma de dois termos, envolvendo alunos do 8o ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Campo Grande, MS. São analisados os papéis assumidos pelo profes- sor e pelos alunos durante uma aula desenvolvida em abril, de 2013, e as contribuições das tecnologias digitais para esse processo. Os resultados evidenciaram que a abordagem do uso da lousa digital favoreceu a identificação, pelos alunos, das relações entre o quadrado da soma de dois termos e a representação de áreas de quadrados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Teórico

Como Citar

Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis. (2013). Educação Matemática Em Revista, 32-42. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/262