Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo

Autores/as

  • Alexandre Maia Ferreira alexandre.ferreira@ifes.edu.br
    Instituto Federal do Espírito Santo
  • José Carlos Thompson da Silva jose.thompson@ifes.edu.br
  • Vagner Lourenção vagner.lourencao@ifes.edu.br

Resumen

Neste relato, apresentamos uma tarefa investigativa de análise da trajetória percorrida por um dardo ao ser lançado numa atividade prática da modalidade de atletismo realizado no Instituto Federal do Espírito Santo no ano de 2016. O trabalho teve como objetivo promover a interdisciplinaridade dos componentes curriculares de Matemática e de Educação Física. Participaram 100 alunos de 03 turmas de 2º ano de dois cursos técnicos (Química e Mecânica) integrado ao ensino médio. Sob a ótica de experimento de ensino, adotou-se a metodologia do professor pesquisador, delineada em quatorze encontros, divididas em oito etapas dirigidas por roteiro. Recorreu-se a análise de dados produzidos pelos alunos nos registros individuais, nas entrevistas e nos recursos audiovisuais. Apoiado na metodologia construcionista, os estudantes puderam inferir sobre suas respostas e constatar que, após o lançamento, havia um ângulo ideal de partida e que a trajetória do dardo deveria ser parabólica com curva passível de ser modelada via Geogebra.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2022-05-16

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(74), 34-49. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2886