O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática

Autores/as

  • Veridiana Rezende rezendeveridiana@gmail.com
    Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Wilian Travassos wilians@hotmail.com.br

Resumen

O conceito de inequação se faz presente nos documentos curriculares de Matemática desde o quarto ciclo do Ensino Fundamental. No entanto, pesquisas mostram que estudantes do Curso de Matemática apresentam dificuldades em relação a este conceito. Assim, este trabalho traz parte de uma pesquisa realizada com 16 estudantes do 1º ano de Matemática de uma Universidade pública, que teve como objetivo indicar erros e acertos manifestados pelos estudantes, relacionados às inequações e, ao mesmo tempo, propiciar aprendizagens aos estudantes envolvidos. Para isso, foram implementadas tarefas sobre inequações envolvendo diferentes operações e propriedades matemáticas. A resolução das tarefas pelos estudantes e a coleta de dados ocorreu por meio do software Aplusix. Dentre as dificuldades manifestadas, destacam-se a multiplicação e a divisão por um número negativo. Ademais, o software Aplusix teve um papel fundamental para proporcionar aos acadêmicos o reconhecimento de seus erros, propiciando aprendizagens no que se refere às inequações.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-04-27

Número

Sección

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula

Cómo citar

O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22(53), 85-98. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689