Como Ensinar o Conceito de Função?

Autores/as

  • Graça Luzia Dominguez SANTOS gracadom@ufba.br
    Universidade Federal da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa jonei.cerqueira@ufba.br
    Universidade Federal da Bahia

Resumen

Este texto não é propriamente um relatório de pesquisa, trata-se de um diálogo com os colegas professores e futuros professores sobre formas de comunicar o conceito de função no seu ensino, em consonância com o entendimento de que esse conceito é um conjunto constituído pelas diferentes formas possíveis de comunicá-lo. Neste artigo, identificam-se as seguintes formas: como tabela, como máquina de transformação, como diagrama, como expressão algébrica, como generalização, como gráfico e, por fim, como definição. A análise de cada uma dessas formas de comunicar o conceito de função evidencia especificidades e potencialidades em realizar e revelar características do conceito. Assim, o leitor pode encontrar, no presente texto, subsídios para reflexões sobre o seu ensino, em referência tanto à seleção e ao sequenciamento de formas de comunicar o conceito de função, quanto à escolha de estratégias pedagógicas para destacar noções que compõem esse conceito, a depender dos objetivos do ensino e do grau de escolaridade. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-04-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar