Uma resposta moderna para os paradoxos de Zenão: dicotomia e Aquiles e a tartaruga

Autores/as

  • Inocêncio Fernandes Balieiro Filho balieiro@mat.feis.unesp.br
    Universidade Estadual de São Paulo - UNESP
  • Marcelo Reicher Soares reicher@mat.feis.unesp.br
    Universidade Estadual de São Paulo - UNESP

Palabras clave:

História, filosofia, matemática, paradoxo, Zenão

Resumen

O presente trabalho estuda os paradoxos de Zenão de Eléia, Dicotomia e Aquiles-Tartaruga; descreve-os em sua forma original, em conformidade com as fontes históricas de Simplício de Cilícia; examina-os do ponto de vista das implicações filosóficas no contexto das escolas pitagórica e eleata; e, considerando que há um anacronismo com as concepções de tempo, espaço, continuidade, infinitésimo e infinito concebidas por Zenão e as que são compreendidas atualmente, interpreta-os e analisa-os sob a linguagem, o método analítico e o rigor lógico da Análise Matemática com o intuito de estabelecer uma solução geral contemporânea aos questionamentos suscitados por esse filósofo eleata. Além disso, este estudo constitui-se em um texto com possibilidade: de uso imediato na sala de aula, de servir de motivação para professores e alunos e de poder ser empregado como recurso didático num curso de Cálculo Diferencial e Integral, Análise Matemática, História ou Filosofia da Matemática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-05-24

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Uma resposta moderna para os paradoxos de Zenão: dicotomia e Aquiles e a tartaruga. (2017). Educação Matemática Em Revista, 24, p. 40-45. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/884