Avaliação das mudanças nas concepções de licenciados sobre o papel do professor de matemática

Autores

  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade vladiandrade@uol.com.br
    Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos heloisaflorabastos@yahoo.com.br
    Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma dissertação de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE, em que avaliamos as mudanças nas concepções sobre o papel do professor de Matemática, mantidas por licenciandos, após a participação em uma sequência didática sobre homotetia. A pesquisa foi realizada com alunos da disciplina Desenho Geométrico, oferecida no 6º período do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRPE. Os dados foram coletados utilizando o teste, observações de aulas dadas pelos alunos e entrevistas individuais. Os resultados apontam mudanças nas percepções do papel do professor, passando de uma visão de transmissor de conhecimento para uma concepção de professor enquanto mediador da construção do conhecimento. Essa mudança não foi uniforme, mas obedeceu às características de cada aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-09-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação das mudanças nas concepções de licenciados sobre o papel do professor de matemática. (2017). Educação Matemática Em Revista, 20-21, 87-99. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1004