Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato

Autores

  • Diego Barboza Prestes d.b.p.diegoprestes@gmail.com
  • Adriane Gaspari Ferreira adriane.gaspari@gmail.com

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Fundamental I, Early Algebra, Desenvolvimento do Pensamento Algébrico.

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora ao aplicar uma tarefa traduzida da Early Algebra para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Londrina (PR). Um dos objetivos desse trabalho é a introdução ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Inicialmente, apresentam-se considerações acerca das características do pensamento algébrico que são admitidas no trabalho, seguidas do relato da maneira em que se deu a aplicação da tarefa e uma análise das produções dos alunos com base na Análise de Conteúdo. De acordo com essa experiência, pode-se afirmar que é possível realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(59), 101-114. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022