Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos

Autores

  • Wagner Barbosa de Lima Palanch wagnerpalanch@uol.com.br

Palavras-chave:

Sondagem, Resolução de Problemas, Campos Conceituais, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a pesquisa diagnóstica realizada com alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, do município de São Paulo, com situações- problema referentes ao Campo Aditivo. Ela é um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada com alunos de 38 escolas públicas, da cidade de São Paulo, que realizaram uma sondagem do campo aditivo com 4 questões planejadas com base na Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados do presente trabalho apontam a necessidade de formação continuada dos professores para que, neste espaço, possam refletir sobre a sondagem (importante instrumento de coleta de dados), os encaminhamentos didáticos mais adequados para o trabalho com resolução de problemas em sala de aula e as intervenções necessárias para o avanço nas aprendizagens dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Teórico

Como Citar

Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos. (2013). Educação Matemática Em Revista, 05-15. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/239