Resolução de uma atividade com o auxílio do GeoGebra: um olhar para a função afim e o movimento uniforme
Palavras-chave:
Física, Geogebra, MatemáticaResumo
Este texto teve o objetivo de identificar as ferramentas do GeoGebra usadas na resolução de uma atividade envolvendo a função horária do movimento uniforme de um móvel em relação ao seu tempo. Ele se trata de um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado de “O uso do GeoGebra para a exploração da função afim e do movimento uniforme: potencialidades, limitações e relações entre a Física e a Matemática”, desenvolvido na licenciatura em Matemática, na modalidade de Educação a Distância, do Instituto Federal de Pernambuco. A revisão da literatura abordou pesquisas sobre o GeoGebra, a função afim e o movimento uniforme. Em termos metodológicos, este texto se caracterizou como sendo do tipo explicativo. O instrumento para a produção dos resultados foi uma atividade, sendo ela resolvida no GeoGebra. Os resultados mostram que duas janelas (Álgebra e Visualização Gráfica) e quatro ferramentas (ponto, reta, malha e eixos) foram mobilizadas no ambiente desse recurso tecnológico para obter o resultado correto da atividade. Embora poucas ferramentas tenham sido usadas, o GeoGebra se mostrou um recurso relevante que pode ser usado para explorar conceitos e/ou conteúdos da Matemática e da Física podendo ser um aliado no desenvolvimento de competências e de habilidades necessárias para o entendimento do movimento uniforme e da função afim no Ensino Médio. Com relação a resposta da atividade foi possível identificar que existe uma associação entre a Física e a Matemática, visto que, a função horária do espaço pode ser representada algebricamente por meio de uma função afim.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. E G.; BRACHO, L. A. C. Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da fÃsica. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, v. 1, n. 47, p. 201-216, 2020.
ARAÚJO, L. C. L.; NÓBREGA, J. C. Aprendendo Matemática com o GeoGebra. São Paulo: Editora Exato, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BrasÃlia: MEC, 2018.
CAMPOS, C. R. O ensino da matemática e da FÃsica Numa Perspectiva Integracionista. 2000. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - PontifÃcia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
CARVALHO JÚNIOR, J. C. N. de. FÃsica e Matemática – Uma abordagem
construcionista. Ensino e Aprendizagem de cinemática e funções com auxÃlio
do computador. 2008. 178 f. Dissertação (Mestre em Educação Matemática) –
PontifÃcia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
COCCO, V. M.; PERTILE, S. O uso dos softwares educacionais como auxÃlio no processo de ensino-aprendizagem da ortografia no 5º ano do ensino fundamental. 2011. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em MÃdias na Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2011.
CORREA, F. R. F. Os conceitos de funções de 1º e 2º grau aplicadas à fÃsica elementar da primeira série do ensino médio. Fundação Educacional do MunicÃpio de Assis – FEMA – Assis, 2011.
COSTA, A. G. C. A importância da função afim e da Geometria Plana no aprendizado de FÃsica do Ensino Médio e o GeoGebra como ferramenta fundamental. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Ãtica, 2016.
DOCA, R. H.; BISCUOLA, G. J.; BÔAS, N. V, FÃsica, volume 1: mecânica: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
DUARTE JÚNIOR, J. A. F. A introdução da definição de Função Afim no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal da ParaÃba, Rio Tinto, 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.
IEZZI, G. et al. Matemática: ciência e aplicações: ensino médio. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
LEME, C. B. O uso do geogebra no ensino da geometria espacial para alunos do 2º ano do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017. DisponÃvel em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2429. Acesso em: 13 mai. 2021.
LIMA, L.; LOUREIRO, R. C.; TELES, G. Interdisciplinaridade e Tecnologias Digitais na transformação da compreensão de Docência. Revista Iberoamericana de TecnologÃa en Educación y Educación en TecnologÃa, n. 20, p. 16–27, 2017.
MAGARINUS, R. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2013.
MAXIMIANO–MARCELO, R. D. C. P.; SANCHES, S. E. C.; CRISTINA, B. M. P. R. V.; ORLANDI, L. B. A. L. O geogebra e o ensino da fÃsica: aprender a aprender. Actas de la Conferencia Latinoamericano de GeoGebra, Uruguay, 2012, p. 365-372.
MENDES, G. H. G. I.; BATISTA, I. L. Matematização e ensino de FÃsica: uma discussão de noções docentes. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, n. 3, p. 757-771, 2016.
NASCIMENTO, E. G. D. Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. Actas de la Conferencia Latinoamericano de GeoGebra, Uruguay, 2012, p. 125-132.
PACHÊCO, F. F. F. O apprenti géomètre 2 como uma ferramenta tecnológica para a abordagem da grandeza área: um estudo com licenciandos em matemática sob a ótica da gênese instrumental. 2020. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação matemática e tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
RAMALHO JUNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. FÃSICA: Os Fundamentos da FÃsica. 10. ed. São Paulo: Moderna, 2009.
RIBEIRO, A. C. V. DESENVOLVIMENTO DE SIMULAÇÕES EM GEOGEBRA PARA O ENSINO DA CINEMÃTICA. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Fìsica) - Universidade Federal do Maranhão, São LuÃs, 2019.
SILVA, G. M. Um estudo sobre o uso do GeoGebra na aprendizagem de geometria analÃtica no ensino médio. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.
TAVARES, J. L. Modelos, técnicas e instrumentos de análise de softwares educacionais. 2017. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal da ParaÃba, João Pessoa, 2017.
TENÓRIO, A.; BORGES NETO, A. C. O uso do GeoGebra na resolução de questões sobre movimento uniforme. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo., v. 8, n. 1, 2019, p. 16-36.
UMBELINO, M.; ZABINI, F. O. A importância da interdisciplinaridade na formação do docente. In: Seminário Internacional de Educação Superior, 2014.