Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre área como grandeza geométrica em teses e em dissertações brasileiras defendidas de 2000 a 2020
Palavras-chave:
Área de figuras planas, Geometria, Grandezas e medidasResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as dissertações e as teses brasileiras defendidas de 2000 a 2020 que debatem a área como uma grandeza geométrica. A discussão sobre esse objeto matemático ocorreu por meio do estudo de Douady e Perrin-Glorian. Quanto as atividades envolvendo esse objeto matemático, refletiu-se sobre os tipos de situações produzidas por Baltar (comparação de área, medida de área e produção de superfície) e por Ferreira (mudança de unidade de área). Em termos metodológicos, adotou-se uma revisão sistemática da literatura contemplando textos defendidos e publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que abordassem a temática da área enquanto uma grandeza geométrica. Essa busca permitiu a obtenção de cinco textos. Dentre eles, notou-se que quatro foram produzidos na região Nordeste e um na região Sul do Brasil. Os resultados mostram que as pesquisas ao se apoiarem no estudo de Douady e Perrin-Glorian discutem a distinção entre a área e a superfície, assim como a área e o número. Além disso, apresentam atividades e para resolvê-las técnicas geométricas e técnicas numéricas. Em relação aos tipos de atividades, verificou-se que a atividade de medição de área está presente em todos os textos, ou seja, contribuindo para uma maior ênfase na abordagem desse objeto matemático pela ótica do aspecto numérico. Atividades de comparação de área, mudança de unidade de área e de produção de superfícies são menos frequentes nos textos, embora é válido frisar que elas contribuem, também, para a noção desse objeto matemático enquanto uma grandeza geométrica.
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. C. Como os alunos de 8º ano lidam com situações relativas à área de paralelogramos?: um estudo sob a ótica da teoria dos campos conceituais. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. DisponÃvel em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34599. Acesso em 2 nov. 2022.
ARTIGUE, M. Ingénierie didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 9, n. 3, p. 281-308. La Pensée Sauvage, 1988. DisponÃvel em: http://www.cfem.asso.fr/actualites/archives/RDM9.3M.ArtigueIngenierieDidactique.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.
BALTAR, P. M. Enseignement et apprentissage de la notion d’aire de surfaces planes: une étude de l’acquisition des relations entre les longuers et les aires au collège. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) - Université Joseph Fourier, França, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BrasÃlia, 2018. DisponÃvel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 13 dez. 2022.
BRIZOLA, J.; FANTIN, N. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, v. 3, n. 2, 2017. DisponÃvel em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1738. Acesso em: 26 out. 2022.
CARVALHO, D. G. Uma análise da abordagem da grandeza da área no figuras planas no guia de estudo do Projovem Urbano sob a ótica da teoria antropológica do didático. Recife, 2012. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2012. DisponÃvel em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12606. Acesso em: 28 out. 2022.
DOUADY, R.; PERRIN-GLORIAN, M. J. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics. v. 20, n. 4, p. 387-424, 1989. DisponÃvel em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00315608. Acesso em: 2 nov. 2022.
FERREIRA, L. F. D. A construção do conceito de área e da relação entre área e perÃmetro no 3º ciclo do ensino fundamental: estudos sob a ótica da teoria dos campos conceituais. 2010. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. DisponÃvel em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3972/1/arquivo206_1.pdf. Acesso em: 1 nov. 2022.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, BrasÃlia, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014. DisponÃvel em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018. Acesso em: 25 out. 2022.
KIEFER, J. G. ÃREA DE FIGURAS PLANAS: UMA ANÃLISE DE PRODUÇÕES STRICTO SENSU. 2020. 145 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de FÃsica) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2020. DisponÃvel em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22633. Acesso em: 21 out. 2022.
MOURA, A. P. Ãrea de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental: um estudo sobre aproximações e distanciamentos entre o saber ensinado e o saber aprendido. 2019. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. DisponÃvel em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39289. Acesso em 1 nov. 2022.
MOURA, A. P; BELLEMAIN, P. M. B. A organização Local do Objeto Ãreas de Figuras Planas no 6º ano do Ensino Fundamental Estabelecida por uma Professora. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-25. DisponÃvel em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/12340/11266. Acesso em: 16 dez. 2022.
OLIVEIRA, J. S. de. A engenharia didática como referencial para a ação pedagógica reflexiva: O caso da área de figuras planas irregulares com o GeoGebra. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da ParaÃba, Campina Grande, 2017. DisponÃvel em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3121. Acesso em: 27 out. 2022.
PACHÊCO, F. F. F. O apprenti géomètre 2 como uma ferramenta tecnológica para a abordagem da grandeza área: um estudo com licenciandos em matemática sob a ótica da gênese instrumental. 2020. 204 p. Dissertação (Mestrado em Educação matemática e tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. DisponÃvel em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39830. Acesso em: 29 out. 2022.
PESSOA, G. S. Um estudo diagnóstico sobre o cálculo da área de figuras planas na malha quadriculada: influência de algumas variáveis. 2010. 146 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. DisponÃvel em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3944. Acesso em: 24 out. 2022.
QUEVEDO, G. A. Compreensão dos conceitos de Ãrea e PerÃmetro: um estudo de caso. 2016. 135 p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino da Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016. DisponÃvel em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149219/001005232.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 16 dez. 2022.
SANTOS, J. A. S. Problemas de ensino e de aprendizagem em perÃmetro e área: um estudo de caso com professores de matemática e alunos de 7ª série do ensino fundamental. 2011. 117 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba/SP, 2011. DisponÃvel em: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/26092011_144051_jamile.pdf. Acesso: 14 dez. 2022.
SILVA, A. D. P. R. Ensino e Aprendizagem de Ãrea Como Grandeza Geométrica: um estudo por meio dos ambientes papel e lápis, materiais manipulativos e no Apprenti Géomètre 2 no 6º ano do ensino fundamental. 2016. 317 f. Dissertação (Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação. Recife, 2016. DisponÃvel em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17427. Acesso em 27 out. 2022.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherche en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, vol. 10, n. 2.3, p. 133-170, 1990. DisponÃvel em: https://gerardvergnaud.files.wordpress.com/2021/09/gvergnaud_1990_theorie-champs-conceptuels_recherche-didactique-mathematiques-10-2-3.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022.