O ensino de sequências numéricas por meio dos desenhos sona: uma proposta de aula como possibilidade de combate ao racismo
Palavras-chave:
Etnomatemática, Desenhos sona, RacismoResumo
Colonizado, principalmente, por pessoas trazidas do continente africano, o Brasil deveria manifestar em aspectos sociais, inclusive na educação, forte influência da cultura desse povo. Entretanto, pouco se identificam as contribuições do povo de África à cultura brasileira quando se avaliam os componentes curriculares, o que, consequentemente, afeta a educação da comunidade negra e afrodescendente do país e contribui para a reprodução de padrões racistas e discriminatórios tão comuns ainda hoje, apesar das recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004), reforçadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que orientam para um ensino mais significativo e plural. Pensando nisso, é fundamental que as diferentes áreas do conhecimento abordem a pauta antirracista e reforcem a importância e a riqueza da cultura africana. Desse modo, em uma visão etnomatemática, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta de aula a ser aplicada ao 8° ano, dos anos finais do Ensino Fundamental, na perspectiva do Ensino Exploratório da Matemática, em que se aborda o ensino de sequências numéricas por meio dos desenhos sona, de modo a ressaltar sua importância cultural para além do continente africano, pregando sua valorização. Baseando-se em trabalhos que ressaltam os conhecimentos matemáticos presentes na Geometria Sona e a sua importância cultural, a proposta apresentada destaca a necessidade da inclusão de tópicos relacionados a diferentes culturas também no ensino de matemática, tendo em vista que essa área, por vezes, não reconhece ou explicita conhecimentos matemáticos desenvolvidos e utilizados pelos povos da África e pela comunidade negra, estabelecendo mais barreiras em seu aprendizado. Com o embasamento teórico deste trabalho, foi possível perceber que o ensino de matemática aliado a metodologias de ensino que favoreçam o aprendizado em diferentes concepções é uma alternativa possível para a inclusão da Matemática também em pautas sociais, visto que reforça a identidade dos povos e de seus descendentes, apresenta tais conhecimentos a sociedade em geral e se torna ferramenta importante no combate ao racismo e na promoção de um acesso digno de todos à educação.
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Referências
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