POR UMA MATEMÁTICA LUDICAMENTE INSPIRADA: O VIVENCIAR DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

10.56938/rceem.v2i5.3689

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ludicidade, Jogos, Oficina

Resumo

A Matemática é um componente curricular fundamental no percurso escolar, tornando-se essencial, sobretudo, por sua relação com o cotidiano e pela possibilidade de desenvolvimento de habilidades e competências relevantes para a vida dos alunos. Dito isto e dada a dimensão dessa responsabilidade, objetiva-se, com este texto, refletir acerca das experiências vivenciadas durante uma oficina pedagógica, parte de um projeto de extensão junto a comunidade escolar, realizada no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, na Bahia. O crescimento da demanda por educação em Matemática tem estimulado o desenvolvimento de oficinas para o ensino de conteúdos matemáticos de maneira potencialmente lúdica, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo no que tange ao desenvolvimento do raciocínio matemático. Esta iniciativa, financiada pelo Programa Afirmativa, da Universidade do Estado da Bahia, e vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), buscou estimular o pensamento criativo, a curiosidade e o interesse dos alunos sobre as quatro operações, recorrendo a jogos e materiais manipuláveis. Por meio das experiências vivenciadas durante a oficina, foi possível perceber que a utilização de jogos e outros materiais manipuláveis potencialmente lúdicos contribuíram significativamente para a aprendizagem matemática dos alunos. Importante que os cursos repensem o lugar da extensão universitária em seus currículos, algo possibilitado, também, pelo movimento de curricularização da extensão. Envolver-se com a comunidade, em nosso caso a comunidade escolar, desde o início do curso de licenciatura, contribuiu para uma imersão antecipada ao “chão da escola”, apropriando-se e buscando estratégias para sanar as diversas problemáticas existentes; algo que corrobora para a constituição da identidade docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III) a realizar, nesse momento, Estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA), em Aveiro-Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, ludicidade e narrativas. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder, é editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). É membro da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

  • Géssica Oliveira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

    Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB - Campus VII. Atualmente é monitora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq). Participou como Bolsista do Programa Afirmativa, com o projeto intitulado "A LUDICIDADE E O ENSINO DE NÚMEROS: OFICINA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA".

Referências

BIANCHINI, G.; GERHARDT, T.; DULLIUS, M. M. Jogos no ensino de Matemática “quais as possíveis contribuições do uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática?”. Revista destaques acadêmicos, v. 2, n. 4, 2010.

CANDEIRO, F. M.; OLIVEIRA, K.; GOMES, P. Importância do lúdico no processo de ensinar e aprender Matemática. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis. In.: LORENZATO, Sergio (org). O Laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009.

PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de Matemática. In: LORENZATO, S. (org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 77-92.

PEREIRA, I. de F., Porto Neta, J. do N. ., Barbosa, J. R. ., & Almeida, U. (2014).

Atividades lúdicas no ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática 1(01), 16 –21.

SÁ, A. Villar M.; SILVA, A. J. N. da; BRAGA, M. D.; SILVA, Onã. Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013.

SILVA, A. J. N. da. A ludicidade e o ensino de Matemática: ampliando o olhar acerca de uma atividade extensionista no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a14.

SILVA, A. J. N. da; SOUZA, I. dos S.; CRUZ, I. S da. O ensino de Matemática nos anos finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos? Educação Matemática Debate, v. 4, p. e202018, maio 2020.

SILVA, A. J. N. da. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo. VIEIRA, André Ricardo L; SILVA, Américo Junior Nunes da (org). O futuro professor de Matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. Ponta Grossa: Editora Fi, 2020.

SILVA, A. J. N. da; NASCIMENTO, A. M. P.; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção Matemática das crianças nos anos iniciais. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 22, p. 48-55, 2017.

SILVA, A. J. N. da; SANTOS, A. S. da S.; MIRANDA, C. dos A. de; SOUZA, P. S. S. de. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 246–267, 2023.

SILVA, A. J. N. A extensão universitária como eixo articulador na formação de professores: ampliando o olhar. In: Carla Viana Dendasck et al. (Org.). CIÊNCIAS HUMANAS: ATUALIZAÇÃO DE ÁREA. 01ed.São Paulo-SP: Núcleo do Conhecimento, 2023, v. 01, p. 76-85.

SOUZA, I. dos S. de; BARROS, S. dos S.; SILVA, J. D.; SILVA, A. J. N. da. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da Matemática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática-IACME, Recife, Brasil, 2011.

WARTHA, E. J.; SANTOS, E. J. S. Pensamento Científico, crítico e criativo: Entendendo campos teóricos e perseguindo suas interações. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 14, n. 26, p. 325-346, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

POR UMA MATEMÁTICA LUDICAMENTE INSPIRADA: O VIVENCIAR DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 1–15, 2023. DOI: 10.56938/rceem.v2i5.3689. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/3689. Acesso em: 27 ago. 2025.