O Estágio Curricular Supervisionado no PPC do Curso de Matemática-Licenciatura e a necessidade de reformulação a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4026

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação Inicial de Professor, Projeto Pedagógico do Curso

Resumo

Este artigo tem por objetivos analisar como o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) está proposto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Matemática-Licenciatura e verificar necessidades de reformulação a partir das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. A partir das DCN selecionou-se quatro características para implementação dos estágios que refletem nas instituições de ensino superior e devem constar no PPC do curso: (1) Distribuição ao longo do curso e parceria com a Educação Básica; (2) Compressão do espaço de exercício profissional; (3) Benefícios para Educação Básica; (4) Discussão sobre Temas Sociais Diversificados. Sendo assim, foi realizada a leitura dos documentos de Projeto Pedagógico de Curso de MatemáticaLicenciatura e das Ementas das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do curso, a fim de compreender como essas características se configuram no PPC. Como principais resultados, existe necessidade de melhor distribuição dos ECS ao longo do curso, uma vez que se concentra nos períodos finais do curso. De modo geral, existe a compreensão no documento da necessidade de parcerias com as escolas campo de estágio e do estabelecimento de convênios entre as instituições. Constatou-se que os documentos analisados apresentam de forma bastante limitada a discussão sobre os benefícios do ECS para a Educação Básica como também sobre a presença dos Temas Sociais Diversificados que podem ser discutidos a partir do ECS. Além disso, destaca-se a importância de uma abordagem mais abrangente, incluindo atividades que promovam a reflexão crítica e a prática pedagógica inovadora, preparando os futuros professores de maneira mais eficaz para os desafios da educação contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Isaac Emmanuel da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Graduando em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Caruaru-PE; Formado em Técnico em Eletrotécnica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Atua como Monitor líder do Laboratório de Ensino de Matemática do Agreste Pernambucano Professor Ricardo Oliveira (LEMAPE), localizado no CAA. Integrante do Grupo de Pesquisa Diferença (CNPq), sob a orientação da Profa. Dra. Simone Moura Queiroz (Espelho do grupo: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/259983). Participa do Grupo de Trabalho (GT12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Possui interesse nas áreas de Filosofia da Diferença, Novas Tecnologias, Estatística e Gamificação. 

  • Lidiane Pereira de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente trabalha como professor de Matemática da rede estadual de educação de Pernambuco. Também participa do grupo de pesquisa GERE - Grupo de Estudos em Recursos para a Educação e como supervisora do PIBID na escola ETE Maria José Vasconcelos.

  • Cristiane de Arimatéa Rocha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Professora do Curso de Matemática-Licenciatura do Núcleo de Formação Docente, Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Leciona disciplinas de ensino de matemática em especial Metodologia de Ensino da Matemática e Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciada em Matemática pela UFPE (2005), Mestra e Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE. É líder do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação (GERAÇÃO), criado pela professora Rute Borba em 2009. Coordena o Laboratório de Ensino de Matemática do Agreste Pernambucano (LEMAPE- UFPE) que pesquisa, estuda, desenvolve e discute o uso de recursos didáticos para o ensino de matemática. Atua no Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec-UFPE) como formadora de ensino de matemática em diferentes projetos. Participa do Grupo de Trabalho-GT12 de Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE) e do Grupo de Pesquisa Em Educação Estatística(GPEE). Atuou como professora de Matemática na Educação Básica (2005 -2009) e como Técnica de Ensino de Matemática na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (2011-2013). 

Referências

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Publicado

2024-09-24

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

O Estágio Curricular Supervisionado no PPC do Curso de Matemática-Licenciatura e a necessidade de reformulação a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–17, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4026. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4026. Acesso em: 8 set. 2025.