O Estágio Curricular Supervisionado no PPC do Curso de Matemática-Licenciatura e a necessidade de reformulação a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação Inicial de Professor, Projeto Pedagógico do CursoResumo
Este artigo tem por objetivos analisar como o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) está proposto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Matemática-Licenciatura e verificar necessidades de reformulação a partir das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. A partir das DCN selecionou-se quatro características para implementação dos estágios que refletem nas instituições de ensino superior e devem constar no PPC do curso: (1) Distribuição ao longo do curso e parceria com a Educação Básica; (2) Compressão do espaço de exercício profissional; (3) Benefícios para Educação Básica; (4) Discussão sobre Temas Sociais Diversificados. Sendo assim, foi realizada a leitura dos documentos de Projeto Pedagógico de Curso de MatemáticaLicenciatura e das Ementas das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do curso, a fim de compreender como essas características se configuram no PPC. Como principais resultados, existe necessidade de melhor distribuição dos ECS ao longo do curso, uma vez que se concentra nos períodos finais do curso. De modo geral, existe a compreensão no documento da necessidade de parcerias com as escolas campo de estágio e do estabelecimento de convênios entre as instituições. Constatou-se que os documentos analisados apresentam de forma bastante limitada a discussão sobre os benefícios do ECS para a Educação Básica como também sobre a presença dos Temas Sociais Diversificados que podem ser discutidos a partir do ECS. Além disso, destaca-se a importância de uma abordagem mais abrangente, incluindo atividades que promovam a reflexão crítica e a prática pedagógica inovadora, preparando os futuros professores de maneira mais eficaz para os desafios da educação contemporânea.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 24 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Secretaria Executiva. Parecer CNE/CP nº 4, de 12 de março de 2024. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Diário Oficial da União: Brasília, 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192. Acesso em: 27 jun. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.
Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm. Acesso em: 24 jun. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 24 jun. 2024.
GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista Usp, São Paulo, n. 100, p. 33-46, fev., 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 15 jun. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LOPES, A. R. L. V.; PAIVA, M. A. V.; PEREIRA, P. S.; POZEBON, S.; CEDRO, W. L.. Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetetike, Campinas, v. 25, n. 1, p. 75-93, jan./abr., 2017. DOI: http://dx.doi.org/ 10.20396/zet.v25i1.8647637. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647637. Acesso em: 15 jun. 2024.
PERNAMBUCO. Secretária de Administração. Portaria SAD nº 334 de 12 de fevereiro de 2016. Tornar público os procedimentos para ofertar o estágio curricular, de caráter obrigatório, sem ônus para o Estado. Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Ano XCIII, nº 27, p. 5. Disponível em: http://200.238.101.22/docreader/docreader.aspx?bib=2016&pesq=Portaria%20n%C2%B0%20334&pagfis=918. Acesso em: 15 jun. 2024.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 15 jun. 2024.
SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista unar, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.
UFPE. Programa dos Componentes Curriculares por Período. Caruaru, 2016.
UFPE. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática-Licenciatura. Caruaru, 2017.