Apontamentos sobre as produções de currículos em matemática na EJA publicadas entre 2011 e 2024
Palavras-chave:
Currículos em Matemática, Educação Jovens de Adultos, Revisão Sistemática de Literatura, Análise Textual Discursiva de artigosResumo
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de conclusão de graduação em licenciatura em Matemática. Com ela, objetivamos discutir as perspectivas de currículos em Matemática presentes em artigos que envolvem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida como uma Revisão Sistemática de Literatura (Mergel, 2014) de artigos publicados entre 2011 e 2024, no Portal de Periódicos da CAPES, na biblioteca digital Scielo e no Google Acadêmico, os quais foram analisados com a técnica de Análise Textual Discursiva, entendida à luz dos estudos de Moraes e Galiazzi (2011). Com resultados, captamos uma concentração dos artigos e das discussões, na região Sudeste do Brasil, com destaque para pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, oriundos de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Esses artigos trazem resultados de pesquisas desenvolvidas em nível Mestrado ou Doutorado, o que, em nossa leitura, configura profundidade e confiabilidade das discussões apresentadas. Em geral, os pesquisadores analisam produções que discutem sobre currículos e seus resultados fornecem uma rica base teórica e metodológica para construirmos currículos em Matemática na EJA que pensem um ensino mais inclusivo, equânime e socioculturalmente referenciado. Frisamos as reiteradas defesas de que a prescrição de documentos curriculares ou de um currículo padronizado para o ensino de Matemática na modalidade, acabaria por desconsiderar as diferenças, as experiências de vida dos estudantes, os seus saberes e as relações que eles estabelecem com os saberes da matemática escolar. Concluímos enfatizando ser necessário que as discussões sobre os currículos em Matemática na EJA sejam ampliadas, ademais, é preciso que mais pesquisas sejam produzidas, especialmente, em espaços e instituições de ensino de outras regiões brasileiras.
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