O instrumento matemático circles of proportion através de UBP como proposta didática na formação inicial de professores de Matemática

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4046

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Matemática, Círculos de Proporção, Interface entre História e Ensino de Matemática, Unidade Básica de Problematização (UBP), Instrumentos históricos

Resumo

A educação matemática tem buscado cada vez mais oferecer recursos metodológicos e teóricos que tragam a superação nas dificuldades encontradas durante o processo de ensino de Matemática nas salas de aula. Nesse sentido, atrelar tais meios ainda na formação inicial de professores, propicia aportes teóricos e metodológicos que contribuam para a prática pedagógico desse, para enriquecimento de sua prática e, consequentemente, trazendo melhorias na aprendizagem matemática. Assim, nesse estudo se busca discutir sobre os elementos iniciais da articulação entre a Interface entre História e Ensino de Matemática (IHEM) e a Unidade Básica de Problematização (UBP) a partir de uma proposta de atividade para a formação inicial de professores de Matemática, orientada por meio dessa relação. Dessa forma, como posicionamento de estudo dessa história, articulando-a ao ensino de matemática, tem-se a Interface entre História e Ensino de Matemática (IHEM), que objetiva estudar a história da matemática considerando não apenas o conhecimento científico construído ao longo do período observado, mas também seu contexto sociocultural, histórico e epistemológico. Porém, a IHEM não se configura como um recurso metodológico, necessitando de um tratamento didático desse estudo para sua inserção no ensino. Assim, como forma de proposta didática, tem-se as atividades investigativas na forma de Unidade Básica de Problematização (UBP), a qual é estruturada por um resgate de determinada prática social realizada por uma comunidade, em determinado período da história, na forma de problematizações. Nesse sentido, o objetivo do trabalho proposto é trazer tal prática através da manipulação do instrumento histórico, por meio de uma proposta didática de UBP, voltada para a formação inicial de professores de Matemática. Dessa forma, os licenciandos tem a oportunidade de conhecer recursos que se utilizam da IHEM e uma proposta didática ainda durante a sua profissionalização, de modo a enriquecer sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

  • Marina Oliveira Tavares, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, pós-graduada em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga e em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela Facuminas, foi bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP e faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Ensino de Matemática na Educação Básica. Atuou como professora na rede municipal de Fortaleza, em uma unidade franqueada da instituição de ensino Kumon e como professora de Matemática na Escola Dr Cesar Cals pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Atualmente é tutora presencial do curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio da Universidade Estadual do Ceará.

  • Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2017). É professora efetiva do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA). Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE) (2022-2025). Também, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e da Revista Cearense de Educação Matemática (RCeEM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores de Matemática, com foco na interface entre história e ensino de Matemática. 

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Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

O instrumento matemático circles of proportion através de UBP como proposta didática na formação inicial de professores de Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–19, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4046. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4046. Acesso em: 8 set. 2025.