O instrumento matemático circles of proportion através de UBP como proposta didática na formação inicial de professores de Matemática
Palavras-chave:
Formação inicial de professores de Matemática, Círculos de Proporção, Interface entre História e Ensino de Matemática, Unidade Básica de Problematização (UBP), Instrumentos históricosResumo
A educação matemática tem buscado cada vez mais oferecer recursos metodológicos e teóricos que tragam a superação nas dificuldades encontradas durante o processo de ensino de Matemática nas salas de aula. Nesse sentido, atrelar tais meios ainda na formação inicial de professores, propicia aportes teóricos e metodológicos que contribuam para a prática pedagógico desse, para enriquecimento de sua prática e, consequentemente, trazendo melhorias na aprendizagem matemática. Assim, nesse estudo se busca discutir sobre os elementos iniciais da articulação entre a Interface entre História e Ensino de Matemática (IHEM) e a Unidade Básica de Problematização (UBP) a partir de uma proposta de atividade para a formação inicial de professores de Matemática, orientada por meio dessa relação. Dessa forma, como posicionamento de estudo dessa história, articulando-a ao ensino de matemática, tem-se a Interface entre História e Ensino de Matemática (IHEM), que objetiva estudar a história da matemática considerando não apenas o conhecimento científico construído ao longo do período observado, mas também seu contexto sociocultural, histórico e epistemológico. Porém, a IHEM não se configura como um recurso metodológico, necessitando de um tratamento didático desse estudo para sua inserção no ensino. Assim, como forma de proposta didática, tem-se as atividades investigativas na forma de Unidade Básica de Problematização (UBP), a qual é estruturada por um resgate de determinada prática social realizada por uma comunidade, em determinado período da história, na forma de problematizações. Nesse sentido, o objetivo do trabalho proposto é trazer tal prática através da manipulação do instrumento histórico, por meio de uma proposta didática de UBP, voltada para a formação inicial de professores de Matemática. Dessa forma, os licenciandos tem a oportunidade de conhecer recursos que se utilizam da IHEM e uma proposta didática ainda durante a sua profissionalização, de modo a enriquecer sua prática pedagógica.
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