Algeplan como recurso didático no estudo de equações do 2° grau: um olhar para o ensino de Álgebra

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4075

Palavras-chave:

Equação do 2° grau, Material Didático, Algeplan, Geometria

Resumo

Motivados pela frequente resolução de equações do 2º grau apenas pela fórmula de Bhaskara, discutimos a importância de outras estratégias de estudo, incluindo o uso de materiais didáticos como o Algeplan. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar as potencialidades e limitações do material didático Algeplan no processo de ensino e aprendizagem das equações do 2° grau, explorando suas características a partir do conceito geométrico de área de figuras planas. Nosso questionamento de pesquisa busca analisar: quais são as potencialidades e limitações do material didático Algeplan no estudo das equações do 2° grau? Este trabalho é caracterizado como uma investigação exploratório-descritiva, realizada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Estado da Paraíba. Para coletar os dados, elaboramos uma atividade, que foi aplicada durante a pesquisa de campo, realizado em dois dias, divididos em dois momentos. No primeiro momento, investigamos os conhecimentos prévios dos alunos para, a partir disso, desenvolver um trabalho que relacionasse o Algeplan com o estudo das equações do 2° grau, culminando no segundo momento. Para registrar os dados coletados na aplicação, utilizou-se diário de bordo e registros fotográficos. O material didático Algeplan foi utilizado em sala de aula na forma física, possibilitando aos alunos uma nova forma de resolver equações do 2° grau. A análise dos registros coletados na atividade revelou as dificuldades dos alunos no processo de transição do pensamento geométrico para o algébrico. Um ponto destacado nesta pesquisa, relacionado ao Algeplan durante a elaboração da atividade, foi a limitação das peças disponíveis, as quais não permitiram a resolução de todas as equações do 2° grau apresentadas. Os resultados do estudo indicaram que o Algeplan, quando combinado com atividades bem planejadas e elaboradas, pode contribuir positivamente para a compreensão e aprendizagem das equações do 2° grau.

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Biografia do Autor

  • Mayza Cavalcante Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB.

  • Jair Dias de Abreu, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor no Departamento de Matemática do Centro de Ciência e Tecnologia da UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil. E-mail: jairedmat@mail.com.

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Publicado

2024-11-02

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Algeplan como recurso didático no estudo de equações do 2° grau: um olhar para o ensino de Álgebra. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–20, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4075. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4075. Acesso em: 8 set. 2025.