Integração das TDIC no ensino de matemática: percepções e desafios docentes
Palavras-chave:
Professor pesquisador, TeleEduc Multimeios, Ensino de MatemáticaResumo
O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a expansão das oportunidades de aprendizagem dos estudantes voltou à discussão acadêmica com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio do incentivo ao ensino baseado no desenvolvimento de competências, dentre elas as digitais. Isso reforçou a importância da formação continuada dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais da Educação Básica para o uso das TDIC em seu fazer pedagógico. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar as percepções dos professores participantes do curso de formação e extensão “Professor Pesquisador: Teoria e Prática”, sobre o uso das TDIC no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referido curso, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC), foi o lócus da pesquisa, e os sujeitos, seis professores participantes do curso. Os dados aqui apresentados e analisados referem-se ao fórum de discussão cinco, que abordou o tema da modelagem e uso das TDIC no ensino da Matemática. A coleta de dados foi realizada durante as participações e interações no fórum e a partir de questionários de conhecimentos prévios e pós-curso, além da observação participante durante os encontros on-line. A pesquisa se caracteriza como básica, de cunho exploratório e qualitativo, e a análise de dados se deu através da análise do conteúdo. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo e a coleta de dados se deu através de fórum e questionários pré e pós curso. Nos resultados desta pesquisa verificamos que, apesar das transformações trazidas pela inserção das TDIC em nossa forma de ensinar e aprender, ainda constatamos a pouca utilização das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, sendo a visão dos docentes sobre o uso das TDIC ainda superficial. Percebe-se, portanto, uma significativa lacuna no processo de desenvolvimento das competências digitais, necessárias ao professor do Século XXI. Essa lacuna, consequentemente, acarreta uma defasagem no desenvolvimento das competências necessárias para o uso de plataformas, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o TelEduc Multimeios, adotadas para os cursos de formação continuada de professores do G-TERCOA/CNPQ/UFC. Conclui-se, assim, que ainda há um caminho considerável a ser traçado para que as TDIC sejam efetivamente utilizadas no ensino de Matemática. Para isso, será imprescindível a implementação efetiva de formação continuada para os professores, de modo a possibilitar o desenvolvimento das competências necessárias para o uso das TDIC.
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