Integração das TDIC no ensino de matemática: percepções e desafios docentes

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4094

Palavras-chave:

Professor pesquisador, TeleEduc Multimeios, Ensino de Matemática

Resumo

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a expansão das oportunidades de aprendizagem dos estudantes voltou à discussão acadêmica com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio do incentivo ao ensino baseado no desenvolvimento de competências, dentre elas as digitais. Isso reforçou a importância da formação continuada dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais da Educação Básica para o uso das TDIC em seu fazer pedagógico. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar as percepções dos professores participantes do curso de formação e extensão “Professor Pesquisador: Teoria e Prática”, sobre o uso das TDIC no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referido curso, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC), foi o lócus da pesquisa, e os sujeitos, seis professores participantes do curso. Os dados aqui apresentados e analisados referem-se ao fórum de discussão cinco, que abordou o tema da modelagem e uso das TDIC no ensino da Matemática. A coleta de dados foi realizada durante as participações e interações no fórum e a partir de questionários de conhecimentos prévios e pós-curso, além da observação participante durante os encontros on-line. A pesquisa se caracteriza como básica, de cunho exploratório e qualitativo, e a análise de dados se deu através da análise do conteúdo. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo e a coleta de dados se deu através de fórum e questionários pré e pós curso. Nos resultados desta pesquisa verificamos que, apesar das transformações trazidas pela inserção das TDIC em nossa forma de ensinar e aprender, ainda constatamos a pouca utilização das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, sendo a visão dos docentes sobre o uso das TDIC ainda superficial. Percebe-se, portanto, uma significativa lacuna no processo de desenvolvimento das competências digitais, necessárias ao professor do Século XXI. Essa lacuna, consequentemente, acarreta uma defasagem no desenvolvimento das competências necessárias para o uso de plataformas, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o TelEduc Multimeios, adotadas para os cursos de formação continuada de professores do G-TERCOA/CNPQ/UFC. Conclui-se, assim, que ainda há um caminho considerável a ser traçado para que as TDIC sejam efetivamente utilizadas no ensino de Matemática. Para isso, será imprescindível a implementação efetiva de formação continuada para os professores, de modo a possibilitar o desenvolvimento das competências necessárias para o uso das TDIC.

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Biografia do Autor

  • Josiane Marques Duarte Almeida, Prefeitura Municipal de Fortaleza

    Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa: Educação, Currículo e Ensino (LECE), e eixo temático: Ensino de Matemática. Tem especialização em Ensino de Matemática pela  pela Universidade Federal do Piauí, em Alfabetização e Educação Infantil, e atualmente é pós-graduanda em Neuroeducação pelo Centro Universitário Christus e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Censupeg. Graduada em licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (distinção acadêmica Magna Cum Laude) e em Matemática pela Estácio atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes de Aprendizagem Cognitiva (G-TERCOA/UFC/CNPq) e do grupo de pesquisa de Introdução ao Pensamento de Edtih Stein. É professora efetiva pela Secretaria de Educação de Fortaleza, desde 2023. 

  • Italândia Ferreira de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Doutoranda em Ensino - RENOEN/IFCE. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE (2020). Tem especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Licenciatura em Matemática pela UEVA desde 2011 e professora efetiva pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, desde 2013. Atualmente está lotada na EEEP Joaquim Moreira de Sousa na cidade de Fortaleza-CE. Coordenou o PAPMEM - Programa de Aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio da região norte do Ceará nas edições de 2016 e 2017 e orientava o grupo de olimpíadas da escola. Foi supervisora do PIBID no curso de licenciatura em Física do IFCE, Campus Sobral (2016-2017) e, em seguida, supervisora no curso de licenciatura em Matemática da UECE (2020-2022). Tem experiência: com EaD na função de tutora à distância e presencial; formação de professores que ensinam matemática; elaboração de itens e produção de material didático. Pesquisa sobre: Didática da Matemática, Teoria da Objetivação, Modelagem Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias no ensino de Matemática e Formação de professores que ensinam Matemática.

  • Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ)(nota 7). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), Consultora na SEDUC do Programa MAIS PAIC matemática (2019) elaborando, executando e formando os professores das escolas dos municipais do Ceará (SME). Consultora do Aprender Mais (2020) elaborando e analisando os projetos das redes municipais do Ceará (SME) do estado do Ceará. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFC)(2020-2023). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED)(2014-2015). Coordenadora da formação presencial e online de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq), via cursos de extensão na UFC, desde 2014. Participa presencial e online das análises dos Projetos Ceará Científico do Estado do Ceará desde 2020, na área de Ciências e engenharia, etapa Estadual. Coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP) responsável pela Formação para Docência do Ensino Superior de todos os professores da UFC(2019-2023). Idealizou, desenvolveu, implementou e coordenou o sistemas de ensino online PAAPFormação(AVA/MOOC/UFC)(2020-2023). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC, PIBIC-Ensino Médio e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC, objetivando melhorias na formação do professor que atua na SME e Seduc desde 2016. Tem projeto de pesquisa aprovado em 2023 pela Funcap com foco na educação das escolas públicas do município de Fortaleza-Ceará, no edital Pró-Humanidades. Participa como professora- pesquisadora do Convênio SME/PPGE UFC "Observatório da Educação Básica" SME-UFC, orientando os professores-auxiliares de pesquisa da rede municipal de Fortaleza -SME. Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação pedagógica, Inovação Tecnológica, Tecnologias educacionais, Educação disruptiva, Moonshots, Cyberdidática, Avaliação, Currículo, Formação de Professores, Saberes Docentes que envolvem às Tecnologias da Informação e Comunicação da Educacional(TDICE), ensino de Matemática com foco nas Unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique, Canadá e Portugal. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática (ProPed/UERJ/CNPq). Membro do colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED). Participa da coordenação do Laboratório de Pesquisas Multimeios(MM/UFC) com foco na formação educacional no estado do Ceará. Coordenadora e vice coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE/UFC) (2017-2023), abordando temas educacionais contemporâneos com enfoque nas pesquisas de impacto no estado Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando a formação docente e contribuindo para a educação no Ceará.

Referências

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Publicado

2024-09-27

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Integração das TDIC no ensino de matemática: percepções e desafios docentes. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–17, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4094. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4094. Acesso em: 12 jul. 2025.