Construindo a identidade docente do professor de matemática: um estudo do tipo estado da arte

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4105

Palavras-chave:

Identidade Docente, Professor de Matemática, Formação de Professores

Resumo

Este estado da arte discute a construção da identidade docente do professor de matemática. Essa identidade (profissional) pode ser compreendida como o guia que orientará a prática docente, concretizando a percepção que o professor tem de sua própria singularidade, de seu lugar como docente e de sua posição e dever com a Educação. Sob esse viés, tem-se como objetivo compreender abordagens da construção da identidade docente do professor de matemática. Este trabalho justifica-se no cenário do curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista que, por meio da investigação de literaturas sobre temáticas relacionadas à formação e prática docente, compreende-se que os licenciandos podem ter a possibilidade de aprofundar seu conhecimento a respeito de sua formação e prática enquanto futuros professores. O estado da arte foi conduzido considerando os pressupostos da pesquisa exploratória e bibliográfica, para tanto, foram analisadas produções acadêmicas presentes no Catálogo de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período 2018–2023. Apresenta-se como problema de pesquisa: Como os estudos sobre o processo de construção da identidade docente do professor de matemática têm sido abordados? Os resultados demonstraram que todos os estudos analisados utilizaram os preceitos da metodologia qualitativa, além disso, abordaram uma diversidade de problemáticas apoiadas em temas como: formação inicial docente; experiência profissional docente; e formação continuada. Os artigos também destacaram a importância das análises sobre a prática docente, as histórias de vida, a formação docente (inicial e continuada), a interação com diferentes contextos, os currículos e a valorização das narrativas pessoais para o reconhecimento e desenvolvimento da identidade docente, enfatizaram ainda que o bacharelismo é uma característica proeminente nos cursos de formação de professores de matemática.

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Biografia do Autor

  • Maria Eduarda de Braga Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

     Graduanda em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

  • Jean Vitor Alves Conrado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

     Graduando em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

  • Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Doutorando em Ensino de Ciências Exatas junto à Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Matemática e Física e Licenciando em Ciências (habilitação em Matemática) pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus de Juazeiro do Norte). Pesquisador cadastrado no Grupo de Pesquisa Ensino e Aplicações da Física/Matemática junto ao CNPq e certificado pelo IFCE, realiza estudos em Educação Matemática, com foco em Metodologias de Ensino, Resolução de Problemas e Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

2024-09-24

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Construindo a identidade docente do professor de matemática: um estudo do tipo estado da arte. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–17, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4105. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4105. Acesso em: 8 set. 2025.