Narrativas de uma experiência de Lesson Study: reflexões e aprendizagens de um professor que Ensina Matemática
Palavras-chave:
Lesson Study, Práticas Colaborativas, Aprendizagens Docentes, Desenvolvimento ProfissioanalResumo
A formação docente sempre representou desafio para a educação, estando, inclusive, incluída nas motivações para a constituição da Educação Matemática enquanto área de pesquisa no Brasil. Por esse motivo, têm sido crescentes os esforços a fim de garantir melhores condições de desenvolvimento profissional de professores. Este texto tem por objetivo apresentar e discutir resultados de uma experiência de processo formativo baseado no Lesson Study. Desse modo, foi formado um grupo composto por três professores do 5º ano do Ensino Fundamental, duas professoras do Ensino Superior e quatro licenciandos em Pedagogia. A finalidade desse grupo foi implementar ciclos de Lesson Study junto aos professores da Educação Básica, visando à melhoria das condições de ensino-aprendizagem da Matemática. Neste texto, focamos na experiência de um dos professores do grupo, refletindo sobre uma aula realizada em sua turma sobre o Sistema de Numeração Decimal. Para compor o conjunto de dados, analisamos narrativas orais e escritas desse professor. A narrativa oral também foi gravada, durante a exibição coletiva do vídeo da aula para o grupo colaborativo, enquanto a narrativa escrita foi produzida pelo professor individualmente após a discussão coletiva. Nesse viés, a pesquisa narrativa está situada em uma matriz da pesquisa qualitativa. Após a seleção criteriosa de trechos significativos das narrativas, foram constituídas unidades de análise direcionadas para evidências de ressignificação da prática docente. As narrativas evidenciaram, assim, as reflexões do professor sobre suas práticas em sala de aula e destacaram como o Lesson Study foi um meio importante para o professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o conhecimento matemático relacionado ao Sistema de Numeração Decimal. Por conseguinte, as reflexões realizadas incidiram em aspectos como a postura docente durante a discussão coletiva de atividades, o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem e as vantagens do Lesson Study ao permitir que o professor visualize sua aula sob outras óticas.
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