Abordagem conceitual no ensino de logaritmos: perspectivas de licenciandos e egressos do curso de matemática

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4114

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Logaritmo, Abordagem Conceitual

Resumo

Este artigo parte da premissa de que o ensino de logaritmo é frequentemente desenvolvido na Educação Básica como um estudo em que não é focado no conceito e nas propriedades, mas sim nas técnicas para que os estudantes consigam resolver os problemas abordados em sala de aula. Nesse sentido, sob a ótica de licenciandos e egressos do curso de Licenciatura em Matemática, neste trabalho objetivou-se discutir a compreensão conceitual de Logaritmo, tendo como objetivos específicos: estruturar os conhecimentos prévios sobre Logaritmo e Docência no Ensino de Matemática; e, verificar como as concepções estão formadas por licenciandos e egressos. Este trabalho se justifica a partir da necessidade de que a Docência no Ensino de Matemática esteja alinhada a instigar a intuição, bem como para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem conceitual dos estudantes. Metodologicamente, este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Nesse contexto, foram realizadas entrevistas com os licenciandos e egressos sendo usado como instrumento metodológico a coleta de dados considerando os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD) que permite maior flexibilização e propicia resultados necessários à pesquisa. Têm-se como abordagem de pesquisa a compreensão de definições, condições de existência e propriedades, chegando à conceituação do Logaritmo. Os resultados obtidos apontam que alguns dos entrevistados mostraram domínio no conceito de Logaritmo, fora da linguagem matemática, e discutiram novas ideias em relação a interdisciplinaridade levando a junção da teoria com a prática, abordando a importância de enfatizar os conceitos matemáticos de forma gradual e intuitiva até chegar ao conceito formal.

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Biografia do Autor

  • Vitoria Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Graduanda em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil

  • Maria Camila Sousa Torres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Graduanda em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil

  • Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Doutorando em Ensino de Ciências Exatas junto à Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Matemática e Física e Licenciando em Ciências (habilitação em Matemática) pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus de Juazeiro do Norte). Pesquisador cadastrado no Grupo de Pesquisa Ensino e Aplicações da Física/Matemática junto ao CNPq e certificado pelo IFCE, realiza estudos em Educação Matemática, com foco em Metodologias de Ensino, Resolução de Problemas e Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

2024-09-24

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Abordagem conceitual no ensino de logaritmos: perspectivas de licenciandos e egressos do curso de matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–16, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4114. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4114. Acesso em: 8 set. 2025.