Desafios e perspectivas da formação de professores de matemática: um olhar a partir de estudos publicados em reuniões da ANPED (2011-2023)

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4116

Palavras-chave:

Formação de Professores, Aprendizagem da docência, Prática docente

Resumo

Estudos recentes têm apontado para a importância da ampliação de debates atinentes à formação de professores, tendo em vista a relevância do processo formativo para a prática dos docentes e, consequentemente, para a construção de um profissional crítico e reflexivo. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo discutir o panorama das pesquisas sobre a formação de professores de matemática em reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED). A relevância da temática se justifica pela possibilidade de problematizar discussões acerca da formação de professores, seus desafios e perspectivas, considerando a importância desses aspectos para a aprendizagem da docência e para a vivência de práticas que possam vir a subsidiar a identidade docente e a construção dos saberes práticos. A pesquisa está ancorada em pressupostos da abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Pautou-se em um estudo bibliográfico, sendo o levantamento feito a partir de referenciais teóricos publicados nos Anais da ANPED, tomando como referência a produção apresentada pelo Grupo de Trabalho (GT08) – Formação de professores. Optou-se por esse GT por levar-se em consideração a relevância de produções sobre os aspectos formativos que circunscrevem a docência. O marco temporal da pesquisa refere-se às reuniões nacionais do período de 2011 a 2023, correspondente ao tempo entre a 34ª a 41ª. Os resultados apontam que a formação de professores de matemática é um processo contínuo e necessário para preparar o docente para a dinamicidade da sala de aula, configurando-se como parte essencial na construção identitária, de modo que seja importante uma formação inicial e continuada, permeada por diálogos inerentes ao processo formativo. Nesse sentido, considera-se relevante a articulação das dimensões teóricas e práticas, tendo em vista que estão presentes ao longo do percurso formativo. Além disso, os programas de formação de professores são uma ponte importante para a articulação supracitada, sendo relevantes para a construção de profissionais mais críticos e reflexivos de forma que possam contemplar as demandas da contemporaneidade.

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Biografia do Autor

  • Francilene de Souza Pastoura, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga, Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Única (Ipatinga-MG). Pós-graduada em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza. Bolsista (Funcap - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

  • Patricia Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Cedro (2014-2019). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Fortaleza. Especialização em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Campus Cedro. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora externa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem do IFCE Campus Cedro.

  • Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atuando nos cursos de licenciaturas em Matemática e Física no campus Cedro e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, atuando principalmente na área de formação inicial de professores de matemática, trabalhando com Didática Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Estágio Supervisionado; Currículos e Programas; Metodologia da Pesquisa Educacional e tem interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores; Saberes e profissão docente e Aprendizagem da docência. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE.

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Publicado

2024-09-27

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Desafios e perspectivas da formação de professores de matemática: um olhar a partir de estudos publicados em reuniões da ANPED (2011-2023). Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–20, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4116. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4116. Acesso em: 4 set. 2025.