Acessibilidade linguística e ensino de matemática para pessoa surda: uma revisão

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4132

Palavras-chave:

Libras, Matemática, Acessibilidade linguística, Aluno surdo, Ensino de matemática

Resumo

Este artigo trata de uma revisão bibliográfica inicial, voltada para sustentar teórico-metodologicamente a tese de doutorado da primeira autora, orientada pela segunda. Seu objetivo é identificar os principais referenciais teórico-metodológicos de pesquisas que investigaram o ensino de matemática para a pessoa surda considerando a acessibilidade linguística para essas pessoas, ou seja, a Libras como forma de instrução. Para isso, foi feito um levantamento em maio de 2024 em três bases digitais de dados: Periódicos Capes, Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Como strings foram utilizados “Libras” + “Matemática” + “Acessibilidade linguística” + “Aluno surdo” + “Ensino de matemática” no Google Acadêmico e nos Periódicos Capes. Para a BDTD foi feita a busca nominal simultânea das palavras-chave. Desse modo, foram selecionados oito artigos sendo incluídos segundo os critérios de elegibilidade previamente estabelecidos. A partir dos dados foi possível verificar uma recorrência de sustentação metodológica em Lücke e André (2008, 2018), Yin (2001), Bardin (1977) e Bogdan e Biklen (1994) e recorrência teórica: sobre surdez e comunicação em Skliar (1998, 2001), Coutinho (2011, 2018), Karnopp (2004) e Pereira (2004, 2008) e Campello (2008); sobre surdez e matemática Borges e Nogueira (2016, 2018), Duval (2009, 2012) e tanto Borges quanto Nogueira em outros textos com outros pesquisadores. Portanto, foi possível, a partir desse levantamento, concluir que, para as bases de dados e para o período delimitado, os referencias teórico-metodológicos que sustentam pesquisas sobre o ensino de matemática para pessoa surda em sua primeira língua – Libras, foram elencados com sucesso.

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Biografia do Autor

  • Francisca Aglaiza Romão Sedrim Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2011) e Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2022). Possui Especialização em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN (2012), Libras pela Uniasselvi (2023) e Gestão pela Uniasselvi (2023). Tem Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Cariri - UFCA (2018) e está cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Possui experiência como Professora de Matemática e Libras. Além da docência, já atuou como tutora de Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática (UAB Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Polos Tauá e Campos Sales); de Libras na Licenciatura em Letras-Libras (UAB Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf - Polo Cedro); como professora formadora do Foco na Aprendizagem em Matemática (SEDUC-CE) e como formadora do +Matemática (SEDUC/COPEM/CODED/CED/Programa Cientista-Chefe). Em janeiro 2023, foi uma das organizadoras do projeto "Libras+Matemática" na Unicamp e atuou como professora do mesmo projeto. Atualmente, é professora estatutária de Matemática na educação básica e tutora SeaD Univasf no curso de Licenciatura em Letras-Libras. Concomitantemente, estuda sobre o ensino da Matemática para a pessoa surda, é integrante dos Grupos de estudos: GEPeDiMa - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática(UNESPAR/Campo Mourão); GEPEDEMI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática e Educação Matemática Inclusiva - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); GEPSEMI - Grupo de Estudo e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática Inclusiva e, atua na formação de professores (Foco na Aprendizagem - SEDUC-CE/ Saberes da Matemática, Avaliação Formativa - Cientista-Chefe).

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

    Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá- UEM, atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Atua na área de Educação, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática; Educação de Surdos e em Epistemologia Genética. É autora de livros didáticos de Educação Matemática e de Libras para cursos de Pedagogia e de Educação Especial na modalidade a distância. Autora de livros sobre ensino de matemática segundo a perspectiva da epistemologia genética e sobre o ensino de matemática para surdos. Membro do Conselho Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática até 2022, do Conselho Editorial da Editora CRV - de Curitiba/PR e dos Conselhos Consultivos da Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM . É colíder dos seguintes grupos de pesquisa: GEPSEM: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/ Campo Mourão); GEPeDiMa - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática(UNESPAR/Campo Mourão); GEPEDEMI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática e Educação Matemática Inclusiva - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e membro do NIPEDICMT - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias - Universidade Federal da Bahia. Participou do GT1: Educação Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental por 14 anos. Co-fundadora , do GT13: Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), do qual foi coordenadora e vice-coordenadora. Atualmente é membro do GT14: Didática da Matemática.

Referências

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Publicado

2024-09-24

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Acessibilidade linguística e ensino de matemática para pessoa surda: uma revisão. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–18, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4132. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4132. Acesso em: 19 jun. 2025.