Raízes ancestrais silenciadas: a invisibilidade da educação indígena na formação inicial de professores de matemática

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4138

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação Intercultural, Formação inicial de Professores de Matemática, Educação Indígena, Legislação Educacional

Resumo

O estudo analisa a formação inicial dos professores de matemática oferecida por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Ceará, com um enfoque na educação intercultural indígena, conforme exigido pela legislação vigente. O estudo enfatiza os conhecimentos culturais diversos nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), pressupostos legais, matrizes curriculares, ementas, planos de disciplinas ou tópicos específicos. A abordagem empregada foi qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, com análise dos PPC da licenciatura em matemática de cinco IES, investigando como esses currículos integram ou não a Etnomatemática indígena e/ou a educação intercultural indígena. Os resultados revelam que a maioria dos cursos analisados não integra de forma obrigatória essas perspectivas nos seus PPC, limitando-se a oferecê-las como disciplina optativa em poucos casos. Apenas duas instituições contemplam disciplinas específicas que abordam diretamente esse tema, refletindo uma lacuna significativa na preparação dos futuros educadores para lidar com a diversidade cultural nas salas de aula. A inexistência de uma abordagem integrada obrigatória prejudica não só a formação inicial dos professores, mas também a execução eficaz das orientações educacionais atuais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais da formação inicial de professores – Resolução nº 02/2019. A inclusão desses temas nos currículos dos cursos de licenciatura em matemática se revela essencial não apenas para cumprir as exigências legais, mas principalmente para fomentar uma educação mais abrangente e contextualizada, capaz de valorizar e integrar os conhecimentos culturais diversos presentes no estado do Ceará, que abriga uma significativa população indígena. Portanto, este estudo destaca a urgência de revisões nos currículos das licenciaturas em matemática, de forma a propor uma formação inicial de professores mais alinhada com as demandas sociais e educacionais contemporâneas, assegurando que os futuros professores de matemática estejam preparados para enfrentar os desafios da diversidade cultural em suas práticas pedagógicas de maneira sensível, equitativa e eficaz.

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Biografia do Autor

  • José Rian de Lima Teles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Tecnólogo em química, Licenciando em Matemática e Licenciando em Letras Espanhol, com vínculo acadêmico junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e à Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente, ocupo o cargo de professor no sistema educacional do Estado do Ceará, onde tenho a honra e a responsabilidade de contribuir ativamente para a formação acadêmica e pessoal de meus alunos.

  • Paulo Jose Oliveira Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Estudante de graduação do curso de licenciatura de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza, atualmente cursando o 7º semestre. Atualmente sou professor de matemática da educação básica com contrato temporário vigente com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

  • Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Biografia-resumo: Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Leitura e Formação do Leitor pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduada em Pedagogia (2004) e em Ciências Contábeis (1994), ambas pela UFC. Estudante do curso de Licenciatura em Matemática pela Cruzeiro do Sul Virtual. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - campus Fortaleza. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação - GIPEE. Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES. Possui experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase na educação matemática, formação docente, ensino, aprendizagem, matemática e linguagens.

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Publicado

2024-09-24

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Raízes ancestrais silenciadas: a invisibilidade da educação indígena na formação inicial de professores de matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–20, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4138. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4138. Acesso em: 2 ago. 2025.