Raízes ancestrais silenciadas: a invisibilidade da educação indígena na formação inicial de professores de matemática
Palavras-chave:
Etnomatemática, Educação Intercultural, Formação inicial de Professores de Matemática, Educação Indígena, Legislação EducacionalResumo
O estudo analisa a formação inicial dos professores de matemática oferecida por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Ceará, com um enfoque na educação intercultural indígena, conforme exigido pela legislação vigente. O estudo enfatiza os conhecimentos culturais diversos nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), pressupostos legais, matrizes curriculares, ementas, planos de disciplinas ou tópicos específicos. A abordagem empregada foi qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, com análise dos PPC da licenciatura em matemática de cinco IES, investigando como esses currículos integram ou não a Etnomatemática indígena e/ou a educação intercultural indígena. Os resultados revelam que a maioria dos cursos analisados não integra de forma obrigatória essas perspectivas nos seus PPC, limitando-se a oferecê-las como disciplina optativa em poucos casos. Apenas duas instituições contemplam disciplinas específicas que abordam diretamente esse tema, refletindo uma lacuna significativa na preparação dos futuros educadores para lidar com a diversidade cultural nas salas de aula. A inexistência de uma abordagem integrada obrigatória prejudica não só a formação inicial dos professores, mas também a execução eficaz das orientações educacionais atuais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais da formação inicial de professores – Resolução nº 02/2019. A inclusão desses temas nos currículos dos cursos de licenciatura em matemática se revela essencial não apenas para cumprir as exigências legais, mas principalmente para fomentar uma educação mais abrangente e contextualizada, capaz de valorizar e integrar os conhecimentos culturais diversos presentes no estado do Ceará, que abriga uma significativa população indígena. Portanto, este estudo destaca a urgência de revisões nos currículos das licenciaturas em matemática, de forma a propor uma formação inicial de professores mais alinhada com as demandas sociais e educacionais contemporâneas, assegurando que os futuros professores de matemática estejam preparados para enfrentar os desafios da diversidade cultural em suas práticas pedagógicas de maneira sensível, equitativa e eficaz.
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