A educação matemática no contexto do Atendimento Educacional Especializado em escolas públicas no município de Quixadá-CE
Palavras-chave:
Educação Matemática, Atendimento Educacional Especializado, InclusãoResumo
A Educação Matemática inclusiva surge como um campo de pesquisa e atuação, com o objetivo de refletir sobre prática de ensino e aprendizagem da Matemática, contribuindo para que no contexto escolar o movimento de inclusão aconteça, também, em relação aos seus conteúdos. O conhecimento acerca desse e de outros estudos sobre educação inclusiva suscitou a realização da pesquisa que deu origem a este trabalho, a partir da seguinte problemática geral: De que maneira a Educação Matemática está presente no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de escolas públicas na cidade de Quixadá-CE? Como objetivo geral pretendeu-se investigar como a Educação Matemática está presente no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em duas escolas desse município. Para tanto, definiu-se como aporte metodológico a pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, exploratória e documental. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se um questionário com o professor responsável pelo serviço no AEE e observou-se sua rotina de acompanhamento aos alunos. Os principais autores que subsidiaram nossas discussões foram: Fiorentini e Lorenzato (2006), Lorenzato (2010; 2012), Nogueira et al. (2019), Silva e Santos (2019); Silva (2022) e Oliveira (2023). Os principais documentos analisados foram: Brasil (1988; 1996; 2009; 2010; 2011; 2019). Os achados indicam que nas escolas investigadas, no contexto do AEE, a Educação Matemática é trabalhada, levando em consideração a necessidade do aluno, identificada a partir da observação e diálogo do professor do AEE com o professor da sala comum, bem como do Plano de Desenvolvimento Individual do educando. De modo específico, a Matemática é trabalhada com a utilização de recursos pedagógicos diversos: jogos, tabuleiro, tangram, blocos de montar, sólidos geométricos, dentre outros. Os alunos do lócus da pesquisa, atendidos no AEE, são pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com suas limitações e necessidades específicas, mas sujeitos com direitos, que devem ser respeitados e assegurados, o que ocorre nas duas escolas de Quixadá-CE verificadas, conforme a investigação realizada.
Downloads
Referências
ALVES, Carla Rosane da Silva Tavares; ANDRADE, Mahiara Pereira Franco. A Sala de Recursos Multifuncional como um ingrediente essencial na inclusão de crianças especiais, na escola regular de ensino. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e
Extensão, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 1, p.320- 326, fev. 2015.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
BRASIL. Lei Federal Nº. 9394 de 20 de dezembro. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1996.
BRASIL. Resolução nº. 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação especial, Brasília: MEC, 2009.
BRASIL. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília: MEC/SEESP/DPEE, 2010.
BRASIL. Decreto Federal n. 7611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, 18 de novembro de 2011.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - 3. ed. - Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019.
CANCIAN, Queli Ghilardi. MALACARNE, Vilmar. Diferenças entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem. Saberes Docentes, Diversidade e Inclusão na Escola, Práticas Pedagógicas Inovadoras e Gestão Educacional. 2° Congresso Internacional de Educação. 7° Congresso de Educação da FAG. 2019.
FIORENTINI, Dario. LORENZATO, Sérgio. A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. - Campinas, SP: Autores Associados, 2006. - (Coleção formação de professores).
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3. ed. rev. - Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores)
LORENZATO, Sérgio. Desafios do contemporâneo que não é novo. Revista Educação Matemática em Foco - 2012 - Campina Grande: EDUEPB, v1 - n°2 ago/dez 2012.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. BORGES, Fábio Alexandre. SEGADAS-VIANA, Claudia. Um panorama das pesquisas brasileiras em Educação Matemática inclusiva: a constituição e atuação GT13 da SBEM. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 64, p. 4-15, set./dez. 2019.
OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Educação Especial: formação de professores para a inclusão escolar. 1. ed., 1° reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2023. 128 p. (Coleção Educação na universidade).
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde: CID-10 Décima revisão. Trad. do Centro Colaborador da OMS para a Classificação de Doenças em Português. 3 ed. São Paulo: EDUSP; 1996.
SANTOS, Anderson Oramisio. OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. OLIVEIRA, Camila Rezende. GHELLI, Kelma Gomes Mendonça. A História da Matemática no ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual. O Ensino de Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva / Guilherme Saramago de Oliveira (Org.). - Uberlândia, MG: FUCAMP, 2020. 130 p. : il.
SILVA, Alessandra Aparecida dos Reis. A práxis pedagógica de professores que ensinam matemática em salas de recursos multifuncionais nos anos iniciais / Dissertação (Mestrado Acadêmico Campus de Foz de Iguaçu) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Ensino, 2022.
SILVA, Jane Maria Braga. SANTOS, Ana Maria dos. OLIVEIRA, Marta Eliane de. Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 64, p. 195-208, set./dez. 2019.
SILVA, Josiane do Nascimento da Silva. HAIASHIDA, Keila Andrade. Luiz Oswaldo Sant'Iago Moreira de Souza: memórias de um educador. Memória identidade literatura. Volume III/ Daniele Barbosa Bezerra, José Glauber Lemos Dias, Josiane do Nascimento da Silva. - Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2021.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para
satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO,
VIEIRA, Elton Rodrigues. HAIASHIDA, Keila Andrade. Programa Residência Pedagógica: o residente PcD e a gestão da sala de aula. X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2024 (no prelo).
WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.