A educação matemática no contexto do Atendimento Educacional Especializado em escolas públicas no município de Quixadá-CE

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4139

Palavras-chave:

Educação Matemática, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão

Resumo

A Educação Matemática inclusiva surge como um campo de pesquisa e atuação, com o objetivo de refletir sobre prática de ensino e aprendizagem da Matemática, contribuindo para que no contexto escolar o movimento de inclusão aconteça, também, em relação aos seus conteúdos. O conhecimento acerca desse e de outros estudos sobre educação inclusiva suscitou a realização da pesquisa que deu origem a este trabalho, a partir da seguinte problemática geral: De que maneira a Educação Matemática está presente no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de escolas públicas na cidade de Quixadá-CE? Como objetivo geral pretendeu-se investigar como a Educação Matemática está presente no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em duas escolas desse município. Para tanto, definiu-se como aporte metodológico a pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, exploratória e documental. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se um questionário com o professor responsável pelo serviço no AEE e observou-se sua rotina de acompanhamento aos alunos. Os principais autores que subsidiaram nossas discussões foram: Fiorentini e Lorenzato (2006), Lorenzato (2010; 2012), Nogueira et al. (2019), Silva e Santos (2019); Silva (2022) e Oliveira (2023). Os principais documentos analisados foram: Brasil (1988; 1996; 2009; 2010; 2011; 2019). Os achados indicam que nas escolas investigadas, no contexto do AEE, a Educação Matemática é trabalhada, levando em consideração a necessidade do aluno, identificada a partir da observação e diálogo do professor do AEE com o professor da sala comum, bem como do Plano de Desenvolvimento Individual do educando. De modo específico, a Matemática é trabalhada com a utilização de recursos pedagógicos diversos: jogos, tabuleiro, tangram, blocos de montar, sólidos geométricos, dentre outros. Os alunos do lócus da pesquisa, atendidos no AEE, são pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com suas limitações e necessidades específicas, mas sujeitos com direitos, que devem ser respeitados e assegurados, o que ocorre nas duas escolas de Quixadá-CE verificadas, conforme a investigação realizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elton Rodrigues Vieira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Graduando do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Bolsista de Extensão do Laboratório de Educação Matemática (LABOMÁTICA/ FECLEC), Quixadá, Ceará, Brasil. R. Carmélio Batista de Queiroz, 29, Cedro, Quixadá, Ceará, Brasil, CEP: 63902-749. E-mail: elton.vieira@aluno.uece.br.

  • Josiane do Nascimento da Silva Vieira , EEF José Linhares da Páscoa/ Prefeitura Municipal de Quixadá - PMQ

    Mestra em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Básica na EEF José Linhares da Páscoa, da Prefeitura Municipal de Quixadá (PMQ), Quixadá, Ceará, Brasil. R. Carmélio Batista de Queiroz, 29, Cedro, Quixadá, Ceará, Brasil, CEP: 63902-749. E-mail: josiane.silva@aluno.uece.br.

  • Francisco Edisom Eugenio de Sousa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do curso de
    Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Quixadá, Ceará, Brasil. R. Laerte Pinheiro, 651,
    Centro, Quixadá, Ceará, Brasil, CEP: 63900-197. E-mail: francisco.eugenio@uece.br.
    ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2544-7103.

Referências

ALVES, Carla Rosane da Silva Tavares; ANDRADE, Mahiara Pereira Franco. A Sala de Recursos Multifuncional como um ingrediente essencial na inclusão de crianças especiais, na escola regular de ensino. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e

Extensão, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 1, p.320- 326, fev. 2015.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Lei Federal Nº. 9394 de 20 de dezembro. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1996.

BRASIL. Resolução nº. 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação especial, Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília: MEC/SEESP/DPEE, 2010.

BRASIL. Decreto Federal n. 7611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, 18 de novembro de 2011.

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - 3. ed. - Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019.

CANCIAN, Queli Ghilardi. MALACARNE, Vilmar. Diferenças entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem. Saberes Docentes, Diversidade e Inclusão na Escola, Práticas Pedagógicas Inovadoras e Gestão Educacional. 2° Congresso Internacional de Educação. 7° Congresso de Educação da FAG. 2019.

FIORENTINI, Dario. LORENZATO, Sérgio. A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. - Campinas, SP: Autores Associados, 2006. - (Coleção formação de professores).

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3. ed. rev. - Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores)

LORENZATO, Sérgio. Desafios do contemporâneo que não é novo. Revista Educação Matemática em Foco - 2012 - Campina Grande: EDUEPB, v1 - n°2 ago/dez 2012.

NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. BORGES, Fábio Alexandre. SEGADAS-VIANA, Claudia. Um panorama das pesquisas brasileiras em Educação Matemática inclusiva: a constituição e atuação GT13 da SBEM. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 64, p. 4-15, set./dez. 2019.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Educação Especial: formação de professores para a inclusão escolar. 1. ed., 1° reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2023. 128 p. (Coleção Educação na universidade).

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde: CID-10 Décima revisão. Trad. do Centro Colaborador da OMS para a Classificação de Doenças em Português. 3 ed. São Paulo: EDUSP; 1996.

SANTOS, Anderson Oramisio. OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. OLIVEIRA, Camila Rezende. GHELLI, Kelma Gomes Mendonça. A História da Matemática no ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual. O Ensino de Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva / Guilherme Saramago de Oliveira (Org.). - Uberlândia, MG: FUCAMP, 2020. 130 p. : il.

SILVA, Alessandra Aparecida dos Reis. A práxis pedagógica de professores que ensinam matemática em salas de recursos multifuncionais nos anos iniciais / Dissertação (Mestrado Acadêmico Campus de Foz de Iguaçu) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Ensino, 2022.

SILVA, Jane Maria Braga. SANTOS, Ana Maria dos. OLIVEIRA, Marta Eliane de. Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 64, p. 195-208, set./dez. 2019.

SILVA, Josiane do Nascimento da Silva. HAIASHIDA, Keila Andrade. Luiz Oswaldo Sant'Iago Moreira de Souza: memórias de um educador. Memória identidade literatura. Volume III/ Daniele Barbosa Bezerra, José Glauber Lemos Dias, Josiane do Nascimento da Silva. - Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2021.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para

satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO,

VIEIRA, Elton Rodrigues. HAIASHIDA, Keila Andrade. Programa Residência Pedagógica: o residente PcD e a gestão da sala de aula. X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2024 (no prelo).

WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

Downloads

Publicado

2024-09-24

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

A educação matemática no contexto do Atendimento Educacional Especializado em escolas públicas no município de Quixadá-CE. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–20, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4139. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4139. Acesso em: 2 ago. 2025.