Diferentes visões da História da Matemática para além de uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4151

Palavras-chave:

Educação Matemática, História da Matemática, Licenciatura em Matemática, Monitoria Acadêmica

Resumo

A educação matemática, assim como a história da matemática, são dois campos que tem estreitado laços nos últimos anos e visando tratar em específico, da história da matemática, com um olhar para a formação inicial do professor, viu-se na disciplina de História da Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) uma oportunidade de conhecer as concepções iniciais dos discentes a respeito dessa disciplina no semestre 2024.1, Esse estudo partiu do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) vinculado a UECE, no qual uma discente da graduação é monitora na disciplina de História da Matemática. Assim, visando realizar essa investigação, o estudo se caracteriza quanto a abordagem, como uma pesquisa qualitativa, quanto ao objetivo como explicativa e em relação ao procedimento como bibliográfica, pois não se tem intuito central de quantificar qualquer coisa, mas de compreender determinadas variáveis por meio das respostas dos discentes coletadas a partir da aplicação de um questionário no início da disciplina no semestre 2024.1. A princípio foi possível observar que as vivências iniciais dos discentes influenciaram na concepção da disciplina, alguns deles para ir além dessa perspectiva, considerando-a como campo de pesquisa ou área de investigação, outros se manifestaram com uma visão tradicional a respeito da disciplina, levando em consideração que não tiveram qualquer relação com a história da matemática em momentos anteriores. Assim, essa pesquisa ainda é um estudo inicial, que visa promover um acompanhamento na disciplina, em prol de contribuir para a formação desses discentes, de modo a ampliar a visão da história da matemática, e principalmente, relacionado ao ensino de matemática.

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Biografia do Autor

  • Rebeca de Sousa Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Graduanda no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2019 a 2022. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), e bolsista de monitoria acadêmica, atuando na disciplina de História da Matemática. Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

  • Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e doutorado (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área da História da Matemática e da Educação Matemática, com ênfase, nos instrumentos matemáticos, na articulação entre história e ensino de matemática e na formação de professores de matemática.

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Publicado

2024-11-15

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Diferentes visões da História da Matemática para além de uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–15, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4151. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4151. Acesso em: 6 out. 2025.