Diferentes visões da História da Matemática para além de uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática
Palavras-chave:
Educação Matemática, História da Matemática, Licenciatura em Matemática, Monitoria AcadêmicaResumo
A educação matemática, assim como a história da matemática, são dois campos que tem estreitado laços nos últimos anos e visando tratar em específico, da história da matemática, com um olhar para a formação inicial do professor, viu-se na disciplina de História da Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) uma oportunidade de conhecer as concepções iniciais dos discentes a respeito dessa disciplina no semestre 2024.1, Esse estudo partiu do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) vinculado a UECE, no qual uma discente da graduação é monitora na disciplina de História da Matemática. Assim, visando realizar essa investigação, o estudo se caracteriza quanto a abordagem, como uma pesquisa qualitativa, quanto ao objetivo como explicativa e em relação ao procedimento como bibliográfica, pois não se tem intuito central de quantificar qualquer coisa, mas de compreender determinadas variáveis por meio das respostas dos discentes coletadas a partir da aplicação de um questionário no início da disciplina no semestre 2024.1. A princípio foi possível observar que as vivências iniciais dos discentes influenciaram na concepção da disciplina, alguns deles para ir além dessa perspectiva, considerando-a como campo de pesquisa ou área de investigação, outros se manifestaram com uma visão tradicional a respeito da disciplina, levando em consideração que não tiveram qualquer relação com a história da matemática em momentos anteriores. Assim, essa pesquisa ainda é um estudo inicial, que visa promover um acompanhamento na disciplina, em prol de contribuir para a formação desses discentes, de modo a ampliar a visão da história da matemática, e principalmente, relacionado ao ensino de matemática.
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