Articulação entre história e tecnologias digitais via Objeto de Aprendizagem para a formação de professores que ensinam Matemática
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Objeto de Aprendizagem, História da Matemática, Formação de Professores que ensinam MatemáticaResumo
Neste século XXI, pós-pandemia de COVID-19, problemas educacionais se acentuaram diante de fragilidades já existentes no ambiente escolar, como, por exemplo, a falta de fluência de professores no uso de tecnologias digitais e, por consequência, a relação destas com outras tendências da Educação. No ensino de Matemática, desafios correspondentes são experimentados no cotidiano e, com isso, este trabalho objetiva apresentar um Objeto de Aprendizagem (OA) como articulador da história e das tecnologias digitais para a formação de professores que ensinam Matemática. O estudo é qualitativo e amparado na metodologia Engenharia Didática, que subsidiou as ações, a partir das suas quatro fases: as análises preliminares, a concepção e análise a priori das situações didáticas, a experimentação e a análise a posteriori e validação. Entre os resultados, foi fornecido à comunidade acadêmica/escolar um OA, denominado Navemática, idealizado à luz da articulação entre História da Matemática e tecnologias digitais para uso na formação de professores que ensinam Matemática. Ainda como contribuições, no OA, é disponibilizado para uso de professores, em suas aulas, o guia do professor e a folha do aluno, recursos complementares, didático-pedagógicos, que propõem o apoio no momento de experimentação, rumo à consolidação de aprendizagens essenciais. Por fim, concluiu-se que a tecnologia de OA pode oferecer potencial didático para auxiliar em práticas formativas de mobilização e ressignificação de conhecimentos de natureza matemática, pedagógica e didática, como os incorporados no Navemática, no simulador, visualizado na aba navegando e calculando, que, a partir de situação-problema, experimenta conceitos geométricos e trigonométricos, assim como pedagógicos e didáticos, ao verificar o guia do professor com orientações e sugestões.
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