O Sector contido em tratados do século XVII: instrumentos matemáticos através do tempo

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4158

Palavras-chave:

História da Matemática, Instrumentos matemáticos, Sector

Resumo

A partir da exploração entre Educação Matemática e História da Matemática, estudos relacionados à formação de professores têm se intensificado, em específico aqueles que envolvem a utilização de recursos históricos para o ensino de Matemática. Diante disso, o acesso a esses aparatos se concentra principalmente em repositórios digitais, como a Biblioteca Digital Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA), visto que, no século XXI, existe uma ampla quantidade de documentos digitalizados com o advento da internet. Dessa forma, a partir desse repositório, este estudo[1] apresenta um levantamento realizado por meio de tratados que descrevem o uso e/ou construção do instrumento geométrico Sector, um recurso histórico que possui potencialidades para o ensino de Geometria, por exemplo. Com isso, objetiva-se apresentar os tratados sobre os Sector´s, encontrados na Biblioteca CESIMA Digital, por meio de uma breve descrição sobre eles. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo, com base uma pesquisa documental. Por meio do levantamento, foram encontrados seis tratados e nesse estudo são apontadas algumas descrições relevantes sobre eles, assim como considerações didáticas a respeito desse instrumento.

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Biografia do Autor

  • Lívia Bezerra de Alencar, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2023) e atualmente é bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

  • Elisiane Tomaz Gomes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    É graduanda em licenciatura em matemática pela Universidade Estatual do Ceará (UECE). É bolsista de monitoria acadêmica pelo Programa de Monitoria Acadêmica da UECE e é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).

  • Raissa Freitas da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    É graduanda em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é bolsista de inciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).

Referências

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Publicado

2024-09-30

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

O Sector contido em tratados do século XVII: instrumentos matemáticos através do tempo. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–16, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4158. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4158. Acesso em: 8 set. 2025.