O Sector contido em tratados do século XVII: instrumentos matemáticos através do tempo
Palavras-chave:
História da Matemática, Instrumentos matemáticos, SectorResumo
A partir da exploração entre Educação Matemática e História da Matemática, estudos relacionados à formação de professores têm se intensificado, em específico aqueles que envolvem a utilização de recursos históricos para o ensino de Matemática. Diante disso, o acesso a esses aparatos se concentra principalmente em repositórios digitais, como a Biblioteca Digital Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA), visto que, no século XXI, existe uma ampla quantidade de documentos digitalizados com o advento da internet. Dessa forma, a partir desse repositório, este estudo[1] apresenta um levantamento realizado por meio de tratados que descrevem o uso e/ou construção do instrumento geométrico Sector, um recurso histórico que possui potencialidades para o ensino de Geometria, por exemplo. Com isso, objetiva-se apresentar os tratados sobre os Sector´s, encontrados na Biblioteca CESIMA Digital, por meio de uma breve descrição sobre eles. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo, com base uma pesquisa documental. Por meio do levantamento, foram encontrados seis tratados e nesse estudo são apontadas algumas descrições relevantes sobre eles, assim como considerações didáticas a respeito desse instrumento.
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