Etnomatemática: o que vem sendo discutido nos anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM)
Palavras-chave:
EPBEM, SBEM, Cultura, Educação Matemática, ParaíbaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como a Etnomatemática vem sendo discutida nos Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM), promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBEM-PB). A Etnomatemática foi o termo cunhado na década de 1970 para descrever o estudo da matemática desenvolvida por grupos culturais. Dentre as temáticas de pesquisa que são discutidas no Encontro, nossa atenção voltou-se aos trabalhos so Eixo Temático: Epistemologia, História e Etnomatemática na Educação Matemática. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. A busca pelos dados deu-se nos artigos disponíveis e publicados nas edições 8, 9, 10, 11 e 12 do EPBEM, que estão acessíveis online. A pesquisa se restringiu a essas edições, tendo em vista que os Anais anteriores não se encontram disponíveis de forma online. Os temas discutidos incluíram aplicações da Etnomatemática no ensino infantil, fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de suas implicações sociopolíticas, proporcionando uma visão do que está sendo discutido sobre Etnomatemática no contexto paraibano. Os artigos destacaram a diversidade de grupos sociais e como esses aplicam conhecimentos matemáticos em suas atividades cotidianas, mesmo sem uma formação educacional formal. A análise dos estudos apresentados nos encontros do EPBEM evidencia que a Etnomatemática desempenha um papel crucial na valorização e integração dos saberes matemáticos presentes nas práticas culturais das comunidades, além de sua relevância para uma Educação Matemática contextualizada e inclusiva. No entanto, as publicações sobre Etnomatemática no EPBEM ainda carecem do reconhecimento merecido, representando uma parcela pequena quando comparadas ao total de publicações disponíveis.
Downloads
Referências
AMORIM, Maria J. B.; BARBOSA, Daiana E. F. A matemática praticada pelos fabricantes de roupas de Santa Cruz do Capibaribe (PE): uma análise na perspectiva da Etnomatemática. In: XII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiiepbem/762029-A-MATEMATICA-PRATICADA-PELOS-FABRICANTES-DE-ROUPAS-DE-SANTA-CRUZ-DO-CAPIBARIBE--PE--NA-PERSPECTIVA-D. Acesso em: 17 abr. 2024.
BARBOSA, Anielly N.; SILVA, Flavia A. B. A produção de doces no interior da Paraíba à luz da Etnomatemática. In: XII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiiepbem/740650-A-PRODUCAO-DE-DOCES-NO-INTERIOR-DA-PARAIBA-A-LUZ-DA-ETNOMATEMATICA. Acesso em: 17 abr. 2024.
BATISTA, Maria C. L. et al. Etnomatemática e conhecimentos matemáticos na profissão de marceneiro. In: XII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiiepbem/754622-ETNOMATEMATICA-E-CONHECIMENTOS-MATEMATICOS-NA-PROFISSAO-DE-MARCENEIRO. Acesso em: 24 abr. 2024.
CIEMAL - Associação Internacional de Educação Matemática para América Latina e o Caribe. Disponível em: https://ciaem-iacme.org/acerca-del-ciaem/#. Acesso em: 16 abr. 2024.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, v. 5, n. 1, p. 44-48, 1985.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Vida de Cientista - Ubiratan D'Ambrósio. [Vídeo]. UNIVESP, publicado em 30 de ago. de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A4WRwftHXeo. Acesso em: 26 abr. 2024.
D'AMBROSIO, Ubiratan. What is ethnomathematics, and how can it help children in schools? Teaching Children Mathematics, v. 7, n. 6, p. 308-313, 2001.
EGLASH, Ron. African fractals: Modern computing and indigenous design. Rutgers University Press, 1999.
ESQUINCALHA, A. C. Etnomatemática: Um estudo da evolução das ideias. 2003. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/etnomatematica.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.
EVENTO CIENTÍFICO XII EPBEM. Anais do XII EPBEM. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xiiepbem/. Acesso em: 26 abr. 2024.
FERREIRA, Luana Silva et al. Saberes matemáticos utilizados pelo povo Potiguara da Paraíba a partir do plantio do feijão. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2014. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2014/. Acesso em: 17 abr. 2024.
FUNAI - Fundação Nacional do Índio. Potiguara. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Potiguara. Acesso em: 17 abr. 2024.
GONÇALVES, M. R. et al. Etnomatemática e da resolução de problemas como ferramentas de intervenção no ensino e aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos – EJA. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2016/. Acesso em: 17 abr. 2024.
LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2016.
MATIAS, Sandra. Etnomatemática: uma perspectiva para educação matemática. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30375933.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024.
MELO, Caio Carvalho et al. Etnomatemática: um olhar atento para o uso da matemática nas profissões populares. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2016/. Acesso em: 17 abr. 2024.
OLIVEIRA, Daniela Santos et al. Etnomatemática no garimpo: uma proposta para o ensino de matemática na educação básica. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2016/. Acesso em: 17 abr. 2024.
REIS, Washington S. Etnomatemática e decolonialidade: viradas sociopolíticas nas pesquisas em educação matemática. In: XI Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2021. Anais... Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiepbem/442674-ETNOMATEMATICA-E-DECOLONIALIDADE--VIRADAS-SOCIOPOLITICAS-NAS-PESQUISAS-EM-EDUCACAO-MATEMATICA. Acesso em: 24 abr. 2017.
SBEM-PB. Anais do XI Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM). Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xiepbem/. Acesso em: 16 abr. 2024.
SCHOENFELD, Alan H. Learning to think mathematically: Problem solving, metacognition, and sense-making in mathematics. In: GROUWS, Douglas (Ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992. p. 334-370.
SCHOENFELD, Alan H. Making mathematics work for all children: Issues of standards, testing, and equity. Educational Researcher, v. 31, n. 1, p. 13-25, 2002.
SCHOENFELD, Alan H. The math wars. Educational Policy, v. 18, n. 1, p. 253-286, 2004.
SILVA, Ana Beatriz et al. A importância da Etnomatemática para educação infantil. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2018. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2018/. Acesso em: 17 abr. 2024.
SILVA, Caio V.; BARBOSA, Daiana E. F. Etnomatemática: a matemática presente nas atividades do campo. In: XI Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2021. Anais... Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiepbem/440942-ETNOMATEMATICA--A-MATEMATICA-PRESENTE-NAS-ATIVIDADES-DO-CAMPO. Acesso em: 24 abr. 2017.
SOUSA, João Rodrigues et al. Etnomatemática e 9º ano: uma proposta de ensino e aprendizagem. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2018. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2018/. Acesso em: 17 abr. 2024.
ZASLAVSKY, Claudia. Africa counts: Number and pattern in African culture. University of Chicago Press, 1996.