Etnomatemática: o que vem sendo discutido nos anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM)

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4159

Palavras-chave:

EPBEM, SBEM, Cultura, Educação Matemática, Paraíba

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como a Etnomatemática vem sendo discutida nos Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM), promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBEM-PB). A Etnomatemática foi o termo cunhado na década de 1970 para descrever o estudo da matemática desenvolvida por grupos culturais. Dentre as temáticas de pesquisa que são discutidas no Encontro, nossa atenção voltou-se aos trabalhos so Eixo Temático: Epistemologia, História e Etnomatemática na Educação Matemática. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. A busca pelos dados deu-se nos artigos disponíveis e publicados nas edições 8, 9, 10, 11 e 12 do EPBEM, que estão acessíveis online. A pesquisa se restringiu a essas edições, tendo em vista que os Anais anteriores não se encontram disponíveis de forma online. Os temas discutidos incluíram aplicações da Etnomatemática no ensino infantil, fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de suas implicações sociopolíticas, proporcionando uma visão do que está sendo discutido sobre Etnomatemática no contexto paraibano. Os artigos destacaram a diversidade de grupos sociais e como esses aplicam conhecimentos matemáticos em suas atividades cotidianas, mesmo sem uma formação educacional formal. A análise dos estudos apresentados nos encontros do EPBEM evidencia que a Etnomatemática desempenha um papel crucial na valorização e integração dos saberes matemáticos presentes nas práticas culturais das comunidades, além de sua relevância para uma Educação Matemática contextualizada e inclusiva. No entanto, as publicações sobre Etnomatemática no EPBEM ainda carecem do reconhecimento merecido, representando uma parcela pequena quando comparadas ao total de publicações disponíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Moura de Azevedo, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora na Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti, Umbuzeiro, Paraíba, Brasil.

  • Jair Dias de Abreu, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática no PPGECEM-UEPB. Professor de Educação Matemática no Departamento de Matemática do CCT-UEPB. Professor de Matemática na SEEC-RN.

Referências

AMORIM, Maria J. B.; BARBOSA, Daiana E. F. A matemática praticada pelos fabricantes de roupas de Santa Cruz do Capibaribe (PE): uma análise na perspectiva da Etnomatemática. In: XII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiiepbem/762029-A-MATEMATICA-PRATICADA-PELOS-FABRICANTES-DE-ROUPAS-DE-SANTA-CRUZ-DO-CAPIBARIBE--PE--NA-PERSPECTIVA-D. Acesso em: 17 abr. 2024.

BARBOSA, Anielly N.; SILVA, Flavia A. B. A produção de doces no interior da Paraíba à luz da Etnomatemática. In: XII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiiepbem/740650-A-PRODUCAO-DE-DOCES-NO-INTERIOR-DA-PARAIBA-A-LUZ-DA-ETNOMATEMATICA. Acesso em: 17 abr. 2024.

BATISTA, Maria C. L. et al. Etnomatemática e conhecimentos matemáticos na profissão de marceneiro. In: XII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiiepbem/754622-ETNOMATEMATICA-E-CONHECIMENTOS-MATEMATICOS-NA-PROFISSAO-DE-MARCENEIRO. Acesso em: 24 abr. 2024.

CIEMAL - Associação Internacional de Educação Matemática para América Latina e o Caribe. Disponível em: https://ciaem-iacme.org/acerca-del-ciaem/#. Acesso em: 16 abr. 2024.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, v. 5, n. 1, p. 44-48, 1985.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Vida de Cientista - Ubiratan D'Ambrósio. [Vídeo]. UNIVESP, publicado em 30 de ago. de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A4WRwftHXeo. Acesso em: 26 abr. 2024.

D'AMBROSIO, Ubiratan. What is ethnomathematics, and how can it help children in schools? Teaching Children Mathematics, v. 7, n. 6, p. 308-313, 2001.

EGLASH, Ron. African fractals: Modern computing and indigenous design. Rutgers University Press, 1999.

ESQUINCALHA, A. C. Etnomatemática: Um estudo da evolução das ideias. 2003. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/etnomatematica.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.

EVENTO CIENTÍFICO XII EPBEM. Anais do XII EPBEM. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xiiepbem/. Acesso em: 26 abr. 2024.

FERREIRA, Luana Silva et al. Saberes matemáticos utilizados pelo povo Potiguara da Paraíba a partir do plantio do feijão. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2014. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2014/. Acesso em: 17 abr. 2024.

FUNAI - Fundação Nacional do Índio. Potiguara. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Potiguara. Acesso em: 17 abr. 2024.

GONÇALVES, M. R. et al. Etnomatemática e da resolução de problemas como ferramentas de intervenção no ensino e aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos – EJA. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2016/. Acesso em: 17 abr. 2024.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2016.

MATIAS, Sandra. Etnomatemática: uma perspectiva para educação matemática. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30375933.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024.

MELO, Caio Carvalho et al. Etnomatemática: um olhar atento para o uso da matemática nas profissões populares. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2016/. Acesso em: 17 abr. 2024.

OLIVEIRA, Daniela Santos et al. Etnomatemática no garimpo: uma proposta para o ensino de matemática na educação básica. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2016/. Acesso em: 17 abr. 2024.

REIS, Washington S. Etnomatemática e decolonialidade: viradas sociopolíticas nas pesquisas em educação matemática. In: XI Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2021. Anais... Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiepbem/442674-ETNOMATEMATICA-E-DECOLONIALIDADE--VIRADAS-SOCIOPOLITICAS-NAS-PESQUISAS-EM-EDUCACAO-MATEMATICA. Acesso em: 24 abr. 2017.

SBEM-PB. Anais do XI Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM). Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xiepbem/. Acesso em: 16 abr. 2024.

SCHOENFELD, Alan H. Learning to think mathematically: Problem solving, metacognition, and sense-making in mathematics. In: GROUWS, Douglas (Ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992. p. 334-370.

SCHOENFELD, Alan H. Making mathematics work for all children: Issues of standards, testing, and equity. Educational Researcher, v. 31, n. 1, p. 13-25, 2002.

SCHOENFELD, Alan H. The math wars. Educational Policy, v. 18, n. 1, p. 253-286, 2004.

SILVA, Ana Beatriz et al. A importância da Etnomatemática para educação infantil. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2018. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2018/. Acesso em: 17 abr. 2024.

SILVA, Caio V.; BARBOSA, Daiana E. F. Etnomatemática: a matemática presente nas atividades do campo. In: XI Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2021. Anais... Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/xiepbem/440942-ETNOMATEMATICA--A-MATEMATICA-PRESENTE-NAS-ATIVIDADES-DO-CAMPO. Acesso em: 24 abr. 2017.

SOUSA, João Rodrigues et al. Etnomatemática e 9º ano: uma proposta de ensino e aprendizagem. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2018. Anais... Disponível em: https://editorarealize.com.br/anais/epbem/2018/. Acesso em: 17 abr. 2024.

ZASLAVSKY, Claudia. Africa counts: Number and pattern in African culture. University of Chicago Press, 1996.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Etnomatemática: o que vem sendo discutido nos anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM). Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–18, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4159. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4159. Acesso em: 2 maio. 2025.