A resolução de problemas do Campo Conceitual Multiplicativo via Promptuario de John Napier
Palavras-chave:
Operação de Multiplicação, Teoria dos Campos Conceituais, Instrumento Matemático, História da MatemáticaResumo
As pesquisas em Educação Matemática destacam, em consonância com o que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a necessidade de diferentes estratégias de ensino que possibilitem a aprendizagem. Nesse contexto, compreende-se a História da Matemática como uma provedora de recursos possivelmente didáticos que podem configurar-se como tais estratégias. Dentre esses recursos, destaca-se, neste artigo, um instrumento matemático intitulado como Promptuario, desenvolvido pelo estudioso escocês das matemáticas John Napier (1550 – 1617) e direcionado para a realização de multiplicações. Desse modo, valendo-se desse instrumento e da Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud, em especial acerca dos estudos em torno do Campo Conceitual Multiplicativo, tem-se como objetivo discutir a resolução de situações-problemas do campo multiplicativo, envolvidas na relação quaternária, por meio do instrumento histórico Promptuario, de John Napier. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa e de procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental. Com isso, foi possível apresentar um panorama do ensino de multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como uma síntese da Teoria dos Campos Conceituais e das classificações dos problemas envolvidos no Campo Conceitual Multiplicativo. Além disso, destacou-se acerca do instrumento Promptuario e sua utilização, bem como apontou-se possibilidades para a resolução de problemas multiplicativos, contextualizados historicamente, sendo um acerca do comércio de tecidos e outro sobre a conversão de moedas. Portanto, percebeu-se que a utilização desse recurso pode contribuir para a ressignificação de nuances do algoritmo multiplicativo, como os valores posicionais dos algarismos que compõem o multiplicando e o multiplicador, e o salto dado ao iniciar a multiplicação com o próximo dígito do multiplicador. Em suma, faz-se a defesa das potencialidades didáticas do Promptuario em inserções na formação de professores que ensinam Matemática e em práticas pedagógicas em salas de aula da Educação Básica.
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