O ensino da divisão: uma atividade com o Tabuleiro de Xadrez de John Napier
Palavras-chave:
Operação de Divisão, Instrumento Matemático, Tabuleiro de Xadrez, História da MatemáticaResumo
Dentre as diferentes propostas que visam à articulação entre a História da Matemática e a Educação Matemática, encontra-se a Interface entre História e Ensino de Matemática (IHEM) que, embasada em pressupostos historiográficos atualizados, possibilita a apropriação e o tratamento de recursos históricos, de forma que sejam exploradas suas potencialidades didáticas. Nesse sentido, um desses recursos é o Tabuleiro de Xadrez de John Napier (1550 – 1617), um instrumento descrito no tratado Rabdologiae, publicado no ano de 1617, no qual é possível realizar, dentre outras operações, adição, subtração, multiplicação e divisão. Desse modo, esse artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade envolvendo a operação de divisão por meio da manipulação do Tabuleiro de Xadrez de John Napier. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa e procedimentos da pesquisa documental, valendo-se tanto da primeira edição do Rabdologiae em latim, quanto de uma tradução republicada no ano de 2017. Com isso, foi possível descrever acerca do aparato e do seu método Aritmética Local, bem como desenvolver uma sugestão de prática didática para o 6o ano do Ensino Fundamental, intitulada Estudando a divisão por meio do Tabuleiro de Xadrez de John Napier. Tal proposta, dividida em cinco momentos, tem como intuito a ressignificação de aspectos do algoritmo da divisão, de forma que os discentes possam compreender os conceitos envolvidos nela, e, em especial, acerca das estimativas realizadas, dos múltiplos utilizados no algoritmo, e o significado atribuído ao resto. Destaca-se, por fim, que essa atividade pode ser adaptada para diferentes púbicos, inclusive para professores que ensinam matemática em formação inicial.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jeniffer Pires de. A operação de multiplicação no Tabuleiro de Xadrez de John Napier para o estudo de conceitos matemáticos na formação do professor. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2022) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.
ALMEIDA, Jeniffer Pires De. Um estudo das operações de multiplicação e divisão realizadas no Tabuleiro de Xadrez de John Napier para a formação inicial de professores que ensinam matemática. 2024. 185 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024.
ALMEIDA, Jeniffer Pires de.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A Aritmética de Localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–56, 2020.
ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021.
ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conceitos matemáticos na graduação numérica do instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier com base em uma prática universitária. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 8, n. 2, p. e1022, 1–10, 2023.
ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O Tabuleiro de Xadrez de John Napier para um estudo da operação de divisão. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024009, 2024.
ALMEIDA, Jeniffer Pires de; RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma proposta de atividade envolvendo O Tabuleiro de Xadrez de John Napier para o ensino de multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 1–10, 2023.
ALMEIDA, Jeniffer Pires de; RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; SILVA FILHO, Ezequiel de Paula da. A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–16, 2024.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. Cap. 4. pp. 111 – 124.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GONZÁLEZ-VELASCO, Enrique. Mathematical Introduction. In: RICE, Brian; GONZÁLEZ-VELASCO, Enrique; CORRIGAN, Alexander. The Life and Works of John Napier. 1. ed. Cham: Springer, 2017. p. 391-474.
MARTINS, Eugeniano Brito. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, 2019.
MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa Pereira. As Barras de Calcular de Napier: percepções de uma primeira manipulação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 53–64, 2019.
MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma primeira descrição da obra: Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... de 1617. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 154–166, 2018.
MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
MIGUEL, Antonio; BRITO, Arlete de Jesus. A história da matemática na formação do professor de matemática. In: FERREIRA, E. S. (Org.). História e educação matemática. Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.
MIGUEL, Antonio. Três Estudos sobre História e Educação Matemática. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Universidade de Campinas, 1993.
MIGUEL, Antonio.; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas Libri Duo: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. Edinburg: Andreas Hart, 1617.
NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas Libri Duo: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, Brian; GONZÁLEZ-VELASCO, Enrique; CORRIGAN, Alexander. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017a. p. 652-749.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 14, p. 109-122, 2018.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales. Um estudo da operação de multiplicação por meio da manipulação do promptuario de John Napier por licenciandos em matemática da UECE. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2023) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 4, n. 5, p. 38-56, 2023.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, v. 7, n. 2, p. 1-11, 2021.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista Impa, v. 4, n. 1, p. e023000, 2023.
RICE, Brian; GONZÁLEZ-VELASCO, Enrique; CORRIGAN, Alexander. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017.
SAITO, Fumikazu. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 3, n. 1, 2016.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciências & Educação (Bauru), São Paulo, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.
SAITO, Fumizaku. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Definições e Critérios para o Uso de Textos Originais na Articulação entre História e Ensino de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, p. 223-241, 2021.