Sequência fedathi em um contexto olímpico
Palavras-chave:
OBMEP, Ensino de Matemática, Tecnologias DigitaisResumo
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) faz parte do calendário escolar brasileiro desde 2005 nas instituições públicas de ensino fundamental e médio. Para propor um ensino em que os estudantes se desenvolvem no âmbito da matemática e alcance êxitos na OBMEP, uma proposta teórico-metodológica que pode orientar a postura do professor em sala de aula é a Sequência Fedathi. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi descrever uma vivência fedathiana no contexto olímpico com estudantes do ensino médio. Para tanto, esse trabalho, de natureza qualitativa, utilizou para a coleta de dados, a gravação de uma das aulas de um grupo de estudos com foco na OBMEP, as quais são realizadas no Moodle Multimeios e com encontros síncronos pela Conferência Web da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Para análise dos dados, houve a categorização do trabalho do professor por meio das: (i) interpretação avaliativa e (ii) interpretação como pesquisa. Os achados da pesquisa apontam que, por um lado, o professor relaciona as produções dos estudantes com o esquema matemático de acerto. Por outro lado, o professor não sentiu a necessidade de revisitar a formalização matemática, pois considerou que os estudantes se apresentam maduros nesse contexto de estudo olímpico. Além disso, os resultados apontam que a Sequência Fedathi é uma alternativa de ensino plausível para o contexto olímpico, em particular, o de matemática. Com a postura do professor sob a perspectiva da Sequência Fedathi, o estudante colocou a mão na massa enquanto o professor ficou com a mão no bolso.
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