Educação matemática lúdica através do teatro: Uma análise do projeto matemáfrica

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4173

Palavras-chave:

Educação Matemática, Teatro, Ludicidade, Interdisciplinaridade, Mamulengos

Resumo

A matemática enfrenta estereótipos negativos há muito tempo, frequentemente percebida por alguns estudantes como um desafio intimidante que causa ansiedade e insegurança. Em resposta a essa percepção negativa, têm surgido diversas propostas de metodologias pedagógicas para revitalizar o interesse na disciplina, entre elas, o uso do teatro como ferramenta educacional. O mesmo apresenta-se como sendo uma das formas artísticas mais antigas da humanidade, caracterizada pela sua capacidade de combinar dramaturgia lúdica e interação social. Tornando-se assim, uma poderosa aliada ao ensino de matemática. Quando integramos a matemática com a arte, a história, a filosofia e a sociologia, além de outros campos do conhecimento, o teatro não apenas enriquece o aprendizado interdisciplinar, mas também oferece uma abordagem holística que amplia a compreensão dos estudantes sobre os conceitos matemáticos e sua aplicação prática. Dessa forma, pontua-se que este trabalho tem natureza qualitativa, explora o desenvolvimento de uma educação matemática lúdica e interdisciplinar através do teatro, apoiado em textos teóricos selecionados pelos autores para analisar o projeto de extensão "MatemÁfrica", projeto este que já dura 3 anos e conta com sua 2° edição. Tal teatro de mamulengos criado por licenciandos em matemática, não apenas transmite conhecimentos matemáticos, mas também aborda questões culturais, sociais e históricas de maneira criativa e envolvente. O método de análise adotado é participativo, baseando-se na experiência dos próprios autores, que participam ativamente do projeto analisado, destacando como a integração da arte com a matemática promove um aprendizado lúdico e interativo que fortalece a interdisciplinaridade educacional. Tendo assim, como objetivo geral: Analisar a eficácia do Projeto MatemÁfrica na promoção da educação matemática lúdica através do teatro, avaliando como as práticas teatrais contribuem para o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos em diferentes contextos educacionais. Além dos específicos Examinar a metodologia do Projeto MatemÁfrica; Descrever e entender os métodos e abordagens utilizadas pelo projeto para integrar o teatro na educação matemática; Identificar os desafios e benefícios da integração do teatro na educação matemática: Explorar os principais desafios enfrentados durante a implementação do projeto e os benefícios percebidos tanto para a prática pedagógica quanto para o aprendizado dos alunos; Analisar a eficácia do Projeto MatemÁfrica como uma metodologia de ensino matemático que utilizam abordagens lúdicas, para situar seus resultados dentro de um contexto de uma educação matemática anti-racista. Essa abordagem emergente mostra-se promissora como uma estratégia para mitigar a alta rejeição à matemática, incentivando uma nova perspectiva sobre a disciplina. A ludicidade demonstra que o ensino pode ser enriquecido ao integrar diversas áreas do conhecimento, promovendo uma interdisciplinaridade valorizada pelos estudantes. Além disso, o teatro revela uma nova dimensão da matemática, explorando temas relevantes e cotidianos para os alunos, transformando-a em uma disciplina dinâmica e integrada à vida estudantil. Isso não só fomenta uma matemática crítica e aplicável, mas também incentiva novas formas de aprendizado e engajamento com o conteúdo matemático, preparando os estudantes para desafios futuros dentro e fora da sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Emerson Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática - PPGECM. Coordenador de eventos da atual gestão (04/2023 - 04/2024) do Diretório Acadêmico de Matemática, e atual Diretor Acadêmico da maior Liga Acadêmica Financeira do Brasil a Borborema Finance, co-fundador e gerente de projetos do projeto extensionista SUPER PADRINHOS/AS. Formado em Técnico em Administração pela ETE Maria José Vasconcelos, tenho interesse de pesquisa em educação e pelas possibilidades que ela pode entregar na vida de qualquer pessoa, principalmente pela educação matemática que desenvolve a criatividade e a curiosidade, características que acredito que são e foram capazes de mudar o mundo.

  • Victor Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Graduando em Matemática - Licenciatura pelo Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Programa de Residência Pedagógica. É Vice-presidente do Diretório Acadêmico de Matemática - Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste. Tem interesse pelas seguintes áreas: Educação Matemática e História da Matemática.

  • Jose Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Cria do Alto José do Pinho - Zona Norte de Recife-Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Docente na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - CAA/UFPE e na Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Doutor em Educação Matemática - UNIBAN-SP. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Frassinete do Recife - FAFIRE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística, Matemática e Arte e Formação de Professores que ensinam Matemática. Probabilidade e Ensino de Probabilidade. Desenvolve pesquisas, estudos e palestras com a Formação inicial e continuada de Professores que Ensinam Matemática, Ensino e Aprendizagem de Probabilidade na Educação Básica e sobre decolonialidade e pensamento afrodiaspórico na formação de professores de Matemática. Líder do Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática.

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Publicado

2024-11-14

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Educação matemática lúdica através do teatro: Uma análise do projeto matemáfrica. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–20, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4173. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4173. Acesso em: 8 set. 2025.