Educação matemática lúdica através do teatro: Uma análise do projeto matemáfrica
Palavras-chave:
Educação Matemática, Teatro, Ludicidade, Interdisciplinaridade, MamulengosResumo
A matemática enfrenta estereótipos negativos há muito tempo, frequentemente percebida por alguns estudantes como um desafio intimidante que causa ansiedade e insegurança. Em resposta a essa percepção negativa, têm surgido diversas propostas de metodologias pedagógicas para revitalizar o interesse na disciplina, entre elas, o uso do teatro como ferramenta educacional. O mesmo apresenta-se como sendo uma das formas artísticas mais antigas da humanidade, caracterizada pela sua capacidade de combinar dramaturgia lúdica e interação social. Tornando-se assim, uma poderosa aliada ao ensino de matemática. Quando integramos a matemática com a arte, a história, a filosofia e a sociologia, além de outros campos do conhecimento, o teatro não apenas enriquece o aprendizado interdisciplinar, mas também oferece uma abordagem holística que amplia a compreensão dos estudantes sobre os conceitos matemáticos e sua aplicação prática. Dessa forma, pontua-se que este trabalho tem natureza qualitativa, explora o desenvolvimento de uma educação matemática lúdica e interdisciplinar através do teatro, apoiado em textos teóricos selecionados pelos autores para analisar o projeto de extensão "MatemÁfrica", projeto este que já dura 3 anos e conta com sua 2° edição. Tal teatro de mamulengos criado por licenciandos em matemática, não apenas transmite conhecimentos matemáticos, mas também aborda questões culturais, sociais e históricas de maneira criativa e envolvente. O método de análise adotado é participativo, baseando-se na experiência dos próprios autores, que participam ativamente do projeto analisado, destacando como a integração da arte com a matemática promove um aprendizado lúdico e interativo que fortalece a interdisciplinaridade educacional. Tendo assim, como objetivo geral: Analisar a eficácia do Projeto MatemÁfrica na promoção da educação matemática lúdica através do teatro, avaliando como as práticas teatrais contribuem para o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos em diferentes contextos educacionais. Além dos específicos Examinar a metodologia do Projeto MatemÁfrica; Descrever e entender os métodos e abordagens utilizadas pelo projeto para integrar o teatro na educação matemática; Identificar os desafios e benefícios da integração do teatro na educação matemática: Explorar os principais desafios enfrentados durante a implementação do projeto e os benefícios percebidos tanto para a prática pedagógica quanto para o aprendizado dos alunos; Analisar a eficácia do Projeto MatemÁfrica como uma metodologia de ensino matemático que utilizam abordagens lúdicas, para situar seus resultados dentro de um contexto de uma educação matemática anti-racista. Essa abordagem emergente mostra-se promissora como uma estratégia para mitigar a alta rejeição à matemática, incentivando uma nova perspectiva sobre a disciplina. A ludicidade demonstra que o ensino pode ser enriquecido ao integrar diversas áreas do conhecimento, promovendo uma interdisciplinaridade valorizada pelos estudantes. Além disso, o teatro revela uma nova dimensão da matemática, explorando temas relevantes e cotidianos para os alunos, transformando-a em uma disciplina dinâmica e integrada à vida estudantil. Isso não só fomenta uma matemática crítica e aplicável, mas também incentiva novas formas de aprendizado e engajamento com o conteúdo matemático, preparando os estudantes para desafios futuros dentro e fora da sala de aula.
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