Desvendando habilidades críticas de Matemática por meio da Psicometria: O uso da Teoria Clássica dos Testes e Teoria de Resposta ao Item em Avaliações Educacionais

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4176

Palavras-chave:

Matemática, Psicometria, Avaçiação Educacional, Teoria Clássica dos Testes, Teoria de Resposta ao Item

Resumo

Este estudo visa explorar a aplicação da psicometria na medição de habilidades críticas de matemática em avaliações de larga escala no Brasil. Adotando uma abordagem metodológica mista, o trabalho combina revisão de literatura, análise documental e técnicas psicométricas. A análise documental incluiu a exploração de políticas públicas e sistemas de avaliação implementados, como o SAEB e o SADEM, permitindo uma compreensão aprofundada das práticas avaliativas no Brasil. Para a análise quantitativa, foram aplicadas a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI) aos dados das avaliações, examinando parâmetro de dificuldade e discriminação dos itens. Exemplos específicos, como a análise do item 22 da prova ADE de 2022, ilustraram a aplicação dessas teorias. Os resultados destacaram a validade e a confiabilidade dos instrumentos de avaliação, com estudos de validade, assegurando que os instrumentos refletissem a diversidade cultural e educacional brasileira. Concluiu-se que o uso de técnicas psicométricas, como a TCT e a TRI, é essencial para melhorar as práticas pedagógicas e formular políticas públicas eficazes. A Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) desempenhou um papel crucial na elaboração e implementação das avaliações, garantindo a análise estatística e pedagógica dos dados e a divulgação dos resultados para a rede pública municipal de ensino. Este estudo reafirma a importância de adaptar modelos avaliativos às particularidades do contexto educacional brasileiro para alcançar resultados significativos e práticos.

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Biografia do Autor

  • Bruno Thayguara de Oliveira Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

    Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), graduado em Física pelo Centro Universitário ETEP, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática para ensino fundamental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Especialização em Metodologia do Ensino de Jovens e Adultos pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Ulbra- Canoas. Tem experiência com ensino de Matemática, Física e ensino da Matemática para Educação de Jovens e Adultos (EJA), atuou na gravação de aulas para o projeto Aula em Casa da Secretaria Municipal de Educação, experiência em elaboração de item para avaliações em larga escala com curso de formação na área, atuou na Divisão de Avaliação de Monitoramento como elaborador e revisor de itens da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE), elaboração dos cadernos de habilidades e competências para rede municipal de ensino, atua na formação de professores voltadas para as habilidades da Base Nacional Curricular Comum-BNCC (capital e interior), atua na formação de professores para as novas habilidades do SAEB, pesquisou sobre o ensino da Matemática voltada para EJA no município de Manaus e promoveu formações com o público da Divisão Distrital Zonal Leste II, atuou na elaboração do currículo municipal escolar da rede municipal de Manaus em 2020 e da elaboração da proposta curricular de Matemática para EJA da rede municipal do ensino, tem experiência com análise de itens através das teorias da Psicometria com ênfase na Teoria Clássica de Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI), elaboração de sequência didática de Matemática para rede municipal de Manaus. Têm experiência com: Ensino da Matemática, EJA, Avaliação em Larga Escala, Análise Psicométrica, Formação de Professores, Elaboração e Revisão de itens, Elaboração de Currículo e Materiais didáticos voltados para Educação Matemática na EJA. Atualmente trabalha no setor de Análise da Divisão de Avaliação de Monitoramento da Secretaria Municipal de Educação com elaboração de relatórios feitos a partir da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE).

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil-ULBRA Canoas

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Ensino e Aprendizagem. É cofundadora da Rede de Educação Matemática da América Central e do Caribe (REDUMATE).Foi secretária do Comitê Interamericano de Educação Matemática (CIAEM), gestão 2019-2023. É Diretora Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), gestão 2022-2025. Pesquisadora Bolsa Produtividade do CNPq, nível 2.

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Publicado

2024-09-25

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Desvendando habilidades críticas de Matemática por meio da Psicometria: O uso da Teoria Clássica dos Testes e Teoria de Resposta ao Item em Avaliações Educacionais. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–18, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4176. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4176. Acesso em: 8 set. 2025.