Formação prioritária estadual em matemática 2024: uma experiência com a Sequência Fedathi
Palavras-chave:
formação docente, ensino de matemática, Sequência FedathiResumo
A aprendizagem em matemática na educação básica é um desafio histórico no Brasil conforme demonstram os dados de avaliações externas nos últimos anos. No nosso estado, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), reafirma os dados das avaliações nacionais. Além dessas avaliações, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), por meio da Secretaria de Cooperação com os Municípios, realiza, anualmente, duas avaliações diagnósticas com todos os estudantes do ensino fundamental das redes municipais, o Avalie.Ce, sendo uma no início e outra no meio do ano letivo. A partir dos resultados são identificadas as escolas denominadas prioritárias, tendo em vista o “baixo” desempenho dos estudantes. Desse modo, como parte integrante do programa Paic Integral do governo do estado, são realizadas ações junto a essas escolas e uma delas é a formação com os professores de matemática. Com isso, aconteceu no dia 22 de maio de 2024, na cidade de Fortaleza, formação presencial para 14 (quatorze) formadores de matemática atuantes nas regionais de abrangência das escolas prioritárias. Este estudo teve por objetivo analisar, à luz da Sequência Fedathi, a vivência da primeira formação prioritária de 2024 em matemática dos anos finais do programa Paic Integral da Seduc. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência como formadora na primeira formação estadual prioritária do programa Paic Integral da Secretaria da Educação do Ceará. O presente trabalho utilizou o estudo dos materiais produzidos no planejamento para a formação e as observações registradas no caderno de campo sobre as atividades. O planejamento foi realizado a partir da análise teórica e ambiental do contexto dos formadores regionais, o que contribuiu para o engajamento dos participantes. As vivências levaram em consideração os problemas postos pelas avaliações e pelo currículo. Além disso, buscaram propiciar a maturação e a apresentação de possíveis soluções pelos próprios formadores, conforme orienta a Sequência Fedathi. Tais problemas são complexos e exigem debruçamento contínuo. Contudo, a vivência trouxe contribuições importantes para a compreensão dos desafios. Percebe-se, portanto, a necessidade de ciclos permanentes de formações continuadas a fim de ir aprofundando as reflexões e, com isso, a práxis pedagógica.
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Referências
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