Formação prioritária estadual em matemática 2024: uma experiência com a Sequência Fedathi

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4178

Palavras-chave:

formação docente, ensino de matemática, Sequência Fedathi

Resumo

A aprendizagem em matemática na educação básica é um desafio histórico no Brasil conforme demonstram os dados de avaliações externas nos últimos anos. No nosso estado, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), reafirma os dados das avaliações nacionais. Além dessas avaliações, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), por meio da Secretaria de Cooperação com os Municípios, realiza, anualmente, duas avaliações diagnósticas com todos os estudantes do ensino fundamental das redes municipais, o Avalie.Ce, sendo uma no início e outra no meio do ano letivo. A partir dos resultados são identificadas as escolas denominadas prioritárias, tendo em vista o “baixo” desempenho dos estudantes. Desse modo, como parte integrante do programa Paic Integral do governo do estado, são realizadas ações junto a essas escolas e uma delas é a formação com os professores de matemática. Com isso, aconteceu no dia 22 de maio de 2024, na cidade de Fortaleza, formação presencial para 14 (quatorze) formadores de matemática atuantes nas regionais de abrangência das escolas prioritárias. Este estudo teve por objetivo analisar, à luz da Sequência Fedathi, a vivência da primeira formação prioritária de 2024 em matemática dos anos finais do programa Paic Integral da Seduc. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência como formadora na primeira formação estadual prioritária do programa Paic Integral da Secretaria da Educação do Ceará. O presente trabalho utilizou o estudo dos materiais produzidos no planejamento para a formação e as observações registradas no caderno de campo sobre as atividades. O planejamento foi realizado a partir da análise teórica e ambiental do contexto dos formadores regionais, o que contribuiu para o engajamento dos participantes. As vivências levaram em consideração os problemas postos pelas avaliações e pelo currículo. Além disso, buscaram propiciar a maturação e a apresentação de possíveis soluções pelos próprios formadores, conforme orienta a Sequência Fedathi. Tais problemas são complexos e exigem debruçamento contínuo. Contudo, a vivência trouxe contribuições importantes para a compreensão dos desafios. Percebe-se, portanto, a necessidade de ciclos permanentes de formações continuadas a fim de ir aprofundando as reflexões e, com isso, a práxis pedagógica.

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Biografia do Autor

  • Roberta Eliane Gadelha Aleixo, Universidade Federal do Ceará - UECE

    Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Possui Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014); Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Administração Escolar pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e Gestão da Educação Pública pela UFJF. Licenciada em Ciências, com habilitação plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Pedagogia pelo Instituto Brasil De Ensino e Consultoria (IBRA). É professora efetiva da Secretaria da Educação Básica do Ceará - Seduc CE e da Secretaria Municipal da Educação - SME de Fortaleza. Tem experiência na área de Gestão Escolar e Educacional, Avaliação, Currículo, Produção de Material e Formação (presencial e EaD) com ênfase em Gestão e Educação Matemática. Atuou como diretora de duas escolas públicas estaduais do Ceará, sendo uma delas escola profissionalizante (2009 a 2012), além de coordenadora pedagógica em uma terceira escola da rede. Foi Gerente da Superintendência Escolar (2013 a 2016) e Assessora da Educação Integral (2017 a 2018) da SME de Fortaleza. Na Seduc CE, orientou a célula de Educação Complementar (2019), foi membro da equipe de Desenvolvimento Curricular da Coordenadoria de Gestão Pedagógica, atuando na produção de materiais orientadores para a rede, assim como no planejamento, produção de material e acompanhamento de formações para diretores, coordenadores escolares, técnicos e professores da rede pública de ensino estadual do Ceará, dentre os quais citamos: Curso de Fortalecimento da Atuação dos Coordenadores Escolares (FACE) 2020, Formação para a Implementação do Novo Ensino Médio 2021, Foco na Aprendizagem Matemática e Ponto focal no Programa Professor Multiplicador da Khan Academy. Até 2022 foi assessora da Educação Científica na Seduc CE, atuando como coordenadora do Projeto Ceará Científico, bem como articuladora local dos Programas Educação Conectada, PIBID e RP, além de facilitadora de Capoeira no projeto saúde mental e cultura de paz. Atualmente é bolsista do projeto "Integração de Avaliação, Formação e Currículo em Matemática Básica compondo a equipe de formadores estaduais do Foco na Aprendizagem em Matemática, além de professora de Matemática e Ciências da EJA e membro dos grupos de estudos Laboratório de Pesquisas Multimeios e G-Tercoa da UFC.

  • Diego Tavares de Sousa, Secretaria da Educação do Ceará - Seduc

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará(2008). Atualmente é professor da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Matemática. 

  • Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Graduação em Licenciatura em Matemática (UECE), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática (UFC) e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC) e Pós-doutor em Ensino (RENOEN/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Pesquisa Educação,Tecnologia e Formação Docente". Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE (2021 - 2023), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial.

Referências

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Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6261 >.

Acesso em: 20 mai. 2021.

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Publicado

2024-10-01

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Formação prioritária estadual em matemática 2024: uma experiência com a Sequência Fedathi. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–11, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4178. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4178. Acesso em: 8 set. 2025.