Sequência Fedathi e a investigação em um truque de baralho
Palavras-chave:
Sequência Fedathi, Postura de Prática, Resolução de ProblemasResumo
A Sequência Fedathi representa uma postura de prática, e colocou-se nessa ocasião como oportunidade para investigar truques de cartas trazidos por um professor, que realizava a mágica mas não sabia explicar os resultados, ficando curioso. Esse estudo de caso promoveu a resolução do problema matemático apresentado, assim como o pensamento crítico, identificando a Sequência Fedathi na postura da técnica que resolveu o problema, modelando-o. O objetivo é apresentar aos professores um problema que possa ser explorado em sala de aula, utilizando a Sequência Fedathi e o truque de baralho como uma ferramenta para o fortalecimento das habilidades matemáticas como a modelagem, a análise crítica e raciocínio lógico.
Downloads
Referências
CEARÁ. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: Ensino Médio. Versão Lançamento Virtual (Provisória): https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/01/dcrc_completo_v14_09_2021.pdf Ceará: Governo do Estado do Ceará, 2021. 411 p.
CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna, & GASCÓN, Josep. (2001). Estudar matemática: elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.
FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa. O Método de Formação Sequência Fedathi: o bom formador sob a perspectiva da Formação Fedathi Generalizada. 2024. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
LAKATOS, Imre. A lógica do descobrimento matemático: provas e refutações. Traduçãode de Nathanael C. Caixeiro, Rio de janeiro: Zahar Editores, 1978.
MENEZES, Daniel Brandão. O ensino do cálculo diferencial e integral na perspectiva da Sequência Fedathi: caracterização do comportamento de um bom professor - UFC. 2018. 128f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
SOUZA, Maria José de Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugênio. et al. (Org.). Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza, Edições UFC, 2013.