Sequência Fedathi e a investigação em um truque de baralho

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4186

Palavras-chave:

Sequência Fedathi, Postura de Prática, Resolução de Problemas

Resumo

A Sequência Fedathi representa uma postura de prática, e colocou-se nessa ocasião como oportunidade para investigar truques de cartas trazidos por um professor, que realizava a mágica mas não sabia explicar os resultados, ficando curioso. Esse estudo de caso promoveu a resolução do problema matemático apresentado, assim como o pensamento crítico, identificando a Sequência Fedathi na postura da técnica que resolveu o problema, modelando-o. O objetivo é apresentar aos professores um problema que possa ser explorado em sala de aula, utilizando a Sequência Fedathi e o truque de baralho como uma ferramenta para o fortalecimento das habilidades matemáticas como a modelagem, a análise crítica e raciocínio lógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) - UFC

    Pesquisadora em Educação. Possui LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-2011), MESTRADO EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2016). DOUTORA em Educação Brasileira ( UFC -2024). Professora do Governo do Estado do Ceará, técnica educacional SEFOR e membro do Laboratório de Pesquisa Multimeios MM (FACED/UFC), certificado pelo CNPq.

  • Carlos Henrique Delmiro, Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) - UFC

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2022). Desde 2019 é professor efetivo da rede pública municipal de Canindé. Atua na Célula de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal da Educação de Canindé. Pesquisador colaborador no Laboratório de Pesquisa Multimeios - MM (FACED/UFC), certificado pelo CNPq. Autor de livros didáticos de Matemática para a Educação Básica.

  • Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Coordenou, na UFC, o programa Universidade Aberta do Brasil/ UAB/CAPES no período out.2021 a jun.2022.

Referências

CEARÁ. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: Ensino Médio. Versão Lançamento Virtual (Provisória): https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/01/dcrc_completo_v14_09_2021.pdf Ceará: Governo do Estado do Ceará, 2021. 411 p.

CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna, & GASCÓN, Josep. (2001). Estudar matemática: elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa. O Método de Formação Sequência Fedathi: o bom formador sob a perspectiva da Formação Fedathi Generalizada. 2024. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.

LAKATOS, Imre. A lógica do descobrimento matemático: provas e refutações. Traduçãode de Nathanael C. Caixeiro, Rio de janeiro: Zahar Editores, 1978.

MENEZES, Daniel Brandão. O ensino do cálculo diferencial e integral na perspectiva da Sequência Fedathi: caracterização do comportamento de um bom professor - UFC. 2018. 128f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.

SOUZA, Maria José de Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugênio. et al. (Org.). Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza, Edições UFC, 2013.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Sequência Fedathi e a investigação em um truque de baralho. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–12, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4186. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4186. Acesso em: 8 set. 2025.