Conhecimentos e práticas matemáticas na confecção de roupas de Santa Cruz do Capibaribe/PE

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4190

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Saberes, Fazeres

Resumo

A Etnomatemática é um campo de estudo que busca entender como diferentes culturas e grupos étnicos concebem, utilizam e ensinam matemática. Apesar de sua importância na Educação Matemática, a Etnomatemática enfrenta desafios, especialmente, devido às ideias preestabelecidas sobre o que é considerado matemática e como ela é tradicionalmente ensinada e aplicada. Neste viés, este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que visou explorar os saberes e fazeres matemáticos utilizados por fabricantes de roupas a partir da perspectiva da Etnomatemática. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, configurando-se como uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas a fabricantes de roupas da cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE. Para a análise, tomamos como principal referência os pressupostos teóricos de D’Ambrósio, entre outros autores, que pesquisam na área da Educação Matemática. Como resultados, destacamos que os métodos matemáticos estão integrados ao cotidiano dos participantes e que o conhecimento relacionado a esses métodos foram assimilados através das vivências e práticas diárias. Isso nos leva a inferir que a forma como aprenderam a fazer matemática está articulada ao contexto cultural ao qual estão inseridos. Evidenciamos a presença da Etnomatemática nas práticas dos fabricantes, impactando na aquisição de conhecimentos essenciais para o trabalho. Além disso, destacamos a compreensão da Etnomatemática para uma Educação Matemática mais democrática e acessível, que valoriza a diversidade cultural e promove aprendizagens ao conectar teoria e prática nos diversos contextos sociais e culturais.

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Biografia do Autor

  • Maria Joane de Brito Amorim, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Pós-graduanda em Educação Financeira e o Ensino da Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2023).

     

  • Daiana Estrela Ferreira Barbosa , Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - PPGEC/UFRPE. Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - PPGECEM/UEPB (2018). Especialista em Ensino de Matemática - IFPB. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2012). Atuou como professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande no curso de Licenciatura em Matemática e cursos de nível Técnico Integrado ao Ensino Médio. Atuou como Professora Substituta do Departamento de Matemática - Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Campus I da UEPB no curso de Licenciatura em Matemática. Lecionou na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) em escolas da rede estadual e privada da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa em Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Grupo de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba, do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) Campus VI. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Formação de Professores, Profissionalidade e Carreira Docente.

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Publicado

2024-10-04

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Conhecimentos e práticas matemáticas na confecção de roupas de Santa Cruz do Capibaribe/PE. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–17, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4190. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4190. Acesso em: 8 set. 2025.