Conhecimentos e práticas matemáticas na confecção de roupas de Santa Cruz do Capibaribe/PE
Palavras-chave:
Educação Matemática, Etnomatemática, Saberes, FazeresResumo
A Etnomatemática é um campo de estudo que busca entender como diferentes culturas e grupos étnicos concebem, utilizam e ensinam matemática. Apesar de sua importância na Educação Matemática, a Etnomatemática enfrenta desafios, especialmente, devido às ideias preestabelecidas sobre o que é considerado matemática e como ela é tradicionalmente ensinada e aplicada. Neste viés, este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que visou explorar os saberes e fazeres matemáticos utilizados por fabricantes de roupas a partir da perspectiva da Etnomatemática. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, configurando-se como uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas a fabricantes de roupas da cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE. Para a análise, tomamos como principal referência os pressupostos teóricos de D’Ambrósio, entre outros autores, que pesquisam na área da Educação Matemática. Como resultados, destacamos que os métodos matemáticos estão integrados ao cotidiano dos participantes e que o conhecimento relacionado a esses métodos foram assimilados através das vivências e práticas diárias. Isso nos leva a inferir que a forma como aprenderam a fazer matemática está articulada ao contexto cultural ao qual estão inseridos. Evidenciamos a presença da Etnomatemática nas práticas dos fabricantes, impactando na aquisição de conhecimentos essenciais para o trabalho. Além disso, destacamos a compreensão da Etnomatemática para uma Educação Matemática mais democrática e acessível, que valoriza a diversidade cultural e promove aprendizagens ao conectar teoria e prática nos diversos contextos sociais e culturais.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Antonio Walter Silva; Barbosa, Daiana Estrela Ferreira. Etnomatemática: a matemática presente no trabalho dos pedreiros. Monografica (Trabalho de Conclusão de Curso), Instituto Federal da Paraíba, Campina Grande, 2022.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A interface entre História e Matemática: uma visão histórico-pedagógica. RHMP, Natal (RN), v. 7, n. 1, Abr. 2021.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática e educação. Reflexão e ação, Santa Cruz do Sul, v. 10, n. 1, p. 7-19, jan./jun. 2002.
FANTINATO, Maria Cecília de Castello Branco. Novos Desafios teórico metodológico da Etnomatemática. Niterói. Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009.
GASPAR, Alberto. A educação formal e a educação informal em ciências. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, p. 171-183, 2002.
GERDES, Paulus., Etnomatemática – Cultura, Matemática, Educação: colectânea de textos 1979-1991. Instituto Superior de Tecnologias e Gestão (ISTEG), Belo Horizonte, Boane, Moçambique, 2012.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administracão de Empresas, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 57–63, 1995. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38183. Acesso em: 27 ago. 2024.
KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
MOREIRA, Plinio Cavalcanti O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. Orientador: Maria Manuela Martins Soares David. 2004. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2004.
MUDRAK, Helen Tailane.; RISTAU, Kemeli Müller Etnomatemática: uma abordagem de ensino na construção civil. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação-COLBEDUCA, v. 4, n. 1. 2020.
NETO, Ernesto Rosa. Didática da matemática. São Paulo: Ática, 2002.
SOUZA, Dayane Olivério de. Saberes matemáticos empíricos de pescadores da Colônia Z-39 de Conceição do Araguaia - PA. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.