O cenário de publicações científicas sob a ótica da teoria antropológica do didático com foco na educação básica

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4191

Palavras-chave:

Educação Básica, Levantamento Bibliográfico, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo geral: analisar o panorama de publicações das últimas edições em anais de eventos como o ECeEM, o ENEM e o SIPEM, no viés da Teoria Antropológica do Didático – TAD na perspectiva da Educação Básica.  O questionamento a ser respondido por meio desse estudo foi: Qual é o cenário de publicações em anais de eventos como o ECeEM, o ENEM e o SIPEM sobre a TAD na perspectiva da Educação Básica, entre as últimas edições subsidiadas? Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa de caráter descritivo. Nesse mapeamento, visitamos os anais das últimas edições dos seguintes eventos: I – ECeEM; XVI ENEM e o VIII SIPEM. Os resultados obtidos apontam para um significativo número de trabalhos voltados para a TAD com foco na Educação Básica, com maior concentração nas edições do ENEM e do SIPEM. Nesse contexto, percebe – se o papel da TAD como um importante aporte teórico para analisar as organizações voltadas para o Saber a Ensinar, fase da Transposição Didática Externa responsável pela elaboração de propostas para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem no interior das instituições de ensino. Além disso, percebemos que uma das ferramentas da teoria mais utilizada nesses estudos é a praxeologia, direcionada para análise praxeológica em Livros Didáticos e documentos oficiais. Ademais, há também a utilidade de outros dispositivos da TAD, tais como o Percurso de Estudo e Pesquisa – PEP, os níveis de co-determinação didática, bem como discussões voltadas para objetos ostensivos e não – ostensivos. Concluindo, através desse estudo, pudemos observar o panorama de publicações voltadas para a TAD na Educação Básica, além de algumas de suas ferramentas utilizadas com mais frequência para realizar análise de propostas de ensino. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus de Moura Maciel, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Possui Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Possui especializaç?o em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente, é mestrando em Educaç?o em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

  • Jussara Maria Martins de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Possui especializaç?o em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente, é mestranda em Educaç?o em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Referências

BARBOSA, N. D.; JÚNIOR, A. P. O. Indicando tarefas para um jogo pedagógico no ensino de Probabilidade: abordando o conceito de espaço amostral. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília(DF) On-line, 2022.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2008.

BITTENCOURT, V, S.; HENRIQUE, M. A. M. Uma Análise do Ensino de Frações Equivalentes a Estudantes do 6º Ano no Contexto da Pandemia da Covid-19. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais... Uberlândia (MG). Uberlândia, 2021.

BOSCH, M., GASCÓN, J. Aportaciones de la Teoría Antropológica de lo Didáctico a la formación del profesorado de matemáticas de secundaria. En M.J. González, M.T. González & J. Murillo (Eds.), Investigación en Educación Matemática XIII (p. 89- 113). Santander: SEIEM. 2009.

CASTRO, K. O.; ALVES, A.; SALES, A. Análise praxeológica de uma tarefa envolvendo generalização algébrica In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília(DF) On-line, 2022.

Cavalcante, J. L.; Brito Lima. A. P. A.; Andrade, V. L. V. X. D. O ensino de probabilidade na licenciatura em matemática: considerações para um modelo epistemológico de referência. Educação Matemática e Pesquisa. São Paulo, v. 23, n. 1, p. 58-78, 2021.

CHEVALLARD, Y. Conceitos Fundamentais da Didática: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUN, J. Didáctica Das Matemáticas. Tradução de Maria José Figueredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 -2012. Campinas: FE/Unicamp, 2016

FLORÊNCIO, L. B.; LEÃO, K. W. M.; SANTOS, V. A. Uma análise praxeológica de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Grandezas Volume e Capacidade. Número Especial – I Encontro Cearense de Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – Volume 08, Número 23, 906 – 917, 2021.

FRATUCCI, V. M.; MORAN, M. Uma proposta de uma Organização Praxeológica para a generalização da fórmula da medida de perímetro e área do Fractal Ilha de Koch. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais... Uberlândia (MG). Uberlândia, 2021.

FRATUCCI, V. M.; SANTOS, L. P.; MORAN, M. Geometria Fractal no currículo da Educação Básica. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília(DF) On-line, 2022.

MARANHÃO, W. M. A.; NUNES, J. M. V. O Pensamento Transnumerativo nos Anos Iniciais: uma análise dos documentos curriculares nacionais. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília(DF) On-line, 2022.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2004.

NOGUEIRA, C. M. S.; SALES, A. A importância do objeto ostensivo linguagem natural escrita no ensino da matemática. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília(DF) On-line, 2022.

OLIVEIRA, S. G. S.; NEVES, T. G. Um olhar, dois olhares sobre 1, 2,...n, professores da educação básica e sua relação vertical com a tecnologia. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais... Uberlândia (MG). Uberlândia, 2021.

PAIS, L. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo horizonte: autêntica, 2. Ed, p. 128, 2002.

PESCINI, A. E.; MORAN, M. Um estudo sobre a abordagem da Geometria dos Fractais nos Livros Didáticos do Ensino Médio. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais... Uberlândia (MG). Uberlândia, 2021.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83, 2021.

VERBISCK, J. T. S. Um Estudo Praxeológico Quanto aos Conhecimentos Estatísticos Relacionados e Priorizados em uma Proposta de Ensino de Probabilidade em uma Coleção de Livros Didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais... Uberlândia (MG). Uberlândia, 2021.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

O cenário de publicações científicas sob a ótica da teoria antropológica do didático com foco na educação básica. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–21, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4191. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4191. Acesso em: 2 maio. 2025.