Batalha de permutações: um jogo para abordar combinatória no ensino médio

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4207

Palavras-chave:

Ensino Médio, Análise Combinatória, Ensino, Aprendizagem, Ludicidade, Jogo

Resumo

A matemática ensinada na etapa final da Educação Básica pode valorizar o ingresso no Ensino Superior em detrimento ao desenvolvimento do ser social, o que pode favorecer a ênfase nos resultados ao invés de oferecer experiências de ensino que oportunizem aos estudantes estarem no centro do processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista que a abordagem da combinatória no Ensino Médio, pode ser centrada em apresentação de definições e fórmulas, esse artigo tem como objetivo analisar a abordagem do jogo ‘Batalha de Permutações' e suas contribuições e limitações para a aprendizagem de combinatória em uma experiência no Ensino Médio. A aplicação do jogo ocorreu em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, e priorizou a interação entre os estudantes e o contato direto com o objeto de conhecimento e o recurso didático utilizado, tornando-os protagonistas na construção do próprio conhecimento. O jogo mostrou-se uma alternativa a esse paradigma educacional, por exigir que os estudantes do Ensino Médio formassem grupos e interagissem entre si, promovendo o desenvolvimento do “ser social”, ao mesmo tempo que, por se tratar de um jogo, permitiu que os estudantes usassem a sua criatividade e desenvolvessem suas habilidades individuais para solucionar problemas de permutação e de permutação com elementos idênticos. Constatou-se que as estratégias adotadas no jogo possibilitaram o uso de representações como o Princípio Fundamental da Contagem, fórmulas e listagens e permitiu a comparação entre algumas delas com o uso de autoavaliação com uso do recurso didático. Como resultado, verificou-se certas características do jogo que podem ser melhoradas e algumas práticas educacionais relacionadas ao assunto trabalhado que devem ser modificadas. Apesar disso, o jogo mostrou-se uma experiência construtiva e que permitiu o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Malcolm Vinícius de Andrade Sedícias, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Discente da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Caruaru, matriculado no curso de licenciatura em matemática. Participou do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.

  • Cristiane de Arimatéa Rocha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Docente na Universidade Federal de Pernambuco - Campus Caruaru, lotada no Núcleo de Formação Docente atuando na formação de professores de matemática em componentes curriculares de Ensino de Matemática no Curso de Licenciatura em Matemática. Possui doutorado e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE.
    É membro do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilístico do Centro de Educação (GERAÇÃO) da UFPE, do Grupo de Trabalho de Educação Estatística da SBEM (GT12) e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE). Atualmente pesquisa sobre Combinatória na Educação Básica, a formação do professor de Matemática e outras temáticas relativas a processos de ensino aprendizagem de matemática em diferentes níveis de escolarização.

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Publicado

2024-10-01

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Batalha de permutações: um jogo para abordar combinatória no ensino médio. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–17, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4207. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4207. Acesso em: 8 set. 2025.