Descomplicando a Geometria através da Arte e cultura afro-brasileira

Autores

10.56938/rceem.v3i8.4211

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Arte, Simetria

Resumo

A aprendizagem em Matemática na Educação Básica é considerada complexa, exigindo um maior esforço para consolidação do conhecimento. Outro ponto que destacamos é que as atividades desenvolvidas em Matemática priorizam, na maioria das vezes, exercícios que focam  apenas na manipulação e repetição de fórmulas em detrimento da compreensão do conceito e da aplicação, as quais os alunos não se sentem estimulados e/ou instigados a produzir conhecimentos. Nas aulas de Geometria, essa situação não é muito diferente. Portanto, o presente trabalho partiu da preocupação de professores e estudantes na construção e na reconstrução dos conceitos geométricos de modo que a aprendizagem seja colaborativa, reflexiva e significativa, portanto o nosso foco é dirimir dificuldades, percebidas em sala de aula, e dessa forma ensinar e aprender assuntos de Geometria a partir da influência e valorização  artística da Cultura Afro-brasileira e Africana nos conteúdos de Matemática, respeitando a identidade étnica/racial e cultural de modo a proporcionar aos estudantes protagonismo e refletir sobre conceitos envolvendo simetria, padrões geométricos, polígonos regulares, ângulos e construções geométricas, utilizando técnicas de arte e aplicando a metodologia ativa: aprendizagem baseada em problemas, que é uma metodologia que consiste no ensino centrado no estudante, baseado na resolução de problemas, de forma a colocar a “mão na massa” durante o processo aprendizagem, favorecendo que o estudante tenha autonomia, exercendo um papel ativo  neste processo. Dessa forma, a arte pode possibilitar aos estudantes outra perspectiva em relação ao estudo de Matemática, além disso pode despertar o interesse, curiosidade e possibilidade de elaborar composições artísticas baseadas em formas geométricas e simetria inspirados pela as representações de arte afro-brasileiras.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Teodosio, Secretaria de Educação do Ceará -SEDUC

    Mestra em Matemática em Rede Nacional pela Universidades Federal do Ceará (UFC). Fui técnica em Formação Docente na Secretaria de Educação do Ceará (Seduc/Crede 1). Atualmente sou cordenadora da Escola Estadual de Tempo Integral  Adahil Barreto Cavalcante

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico], Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.

BRASIL, Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica-SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica-SEMTEC. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação-MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2012.

GOBARA, S. T.; RADFORD, L. (Orgs.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? In: Educação Matemática em Revista, n. 4. São Paulo: SBEM, 1995, p. 3-13.

MATOS, Fernanda Cíntia Costa. Formação docente em ensino de matemática anos iniciais do ensino fundamental: caminhos trilhados a partir da metodologia Sequência Fedathi e da Teoria da Objetivação. 124f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53925

RADFORD, L. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, vol. 7, núm. 2, junio-septiembre, 2014, pp. 132-150. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2740/274031870010.pdf

RADFORD, L. Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la teoría de la objetivación. PNA, 12(2), 61-80 (2018). Disponível em: https://digibug.ugr.es/handle/10481/49438

RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. Tradução de Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 443-466. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

VAN DE WALLE, J. A. Geometric Thinking and Geometric Concepts. In VAN DE WALLE; KARP; BAY-WILLIAMS. Elementary and Middle School Mathematics: Teaching Developmentally. New York: Pearson, 2006.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática

Como Citar

Descomplicando a Geometria através da Arte e cultura afro-brasileira. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1–11, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i8.4211. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4211. Acesso em: 8 set. 2025.