Descomplicando a Geometria através da Arte e cultura afro-brasileira
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Arte, SimetriaResumo
A aprendizagem em Matemática na Educação Básica é considerada complexa, exigindo um maior esforço para consolidação do conhecimento. Outro ponto que destacamos é que as atividades desenvolvidas em Matemática priorizam, na maioria das vezes, exercícios que focam apenas na manipulação e repetição de fórmulas em detrimento da compreensão do conceito e da aplicação, as quais os alunos não se sentem estimulados e/ou instigados a produzir conhecimentos. Nas aulas de Geometria, essa situação não é muito diferente. Portanto, o presente trabalho partiu da preocupação de professores e estudantes na construção e na reconstrução dos conceitos geométricos de modo que a aprendizagem seja colaborativa, reflexiva e significativa, portanto o nosso foco é dirimir dificuldades, percebidas em sala de aula, e dessa forma ensinar e aprender assuntos de Geometria a partir da influência e valorização artística da Cultura Afro-brasileira e Africana nos conteúdos de Matemática, respeitando a identidade étnica/racial e cultural de modo a proporcionar aos estudantes protagonismo e refletir sobre conceitos envolvendo simetria, padrões geométricos, polígonos regulares, ângulos e construções geométricas, utilizando técnicas de arte e aplicando a metodologia ativa: aprendizagem baseada em problemas, que é uma metodologia que consiste no ensino centrado no estudante, baseado na resolução de problemas, de forma a colocar a “mão na massa” durante o processo aprendizagem, favorecendo que o estudante tenha autonomia, exercendo um papel ativo neste processo. Dessa forma, a arte pode possibilitar aos estudantes outra perspectiva em relação ao estudo de Matemática, além disso pode despertar o interesse, curiosidade e possibilidade de elaborar composições artísticas baseadas em formas geométricas e simetria inspirados pela as representações de arte afro-brasileiras.
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