Ensino de matemática com gamificação: um instrumento metodológico na EJA qualifica baseada em jogos com quizizz

Autores

10.56938/rceem.v4i8.4231

Palavras-chave:

Jogos, Ensino de Matemática, Gamificação, Metodologias Ativas

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão a partir de práticas pedagógicas realizadas nas aulas de matemática, através das metodologias ativas baseadas em jogos de gamificação. Nesse sentido, objetiva-se analisar um instrumento pedagógico baseado em gamificação podem ser eficazes no ensino de subtração na EJA. Foi realizado um estudo de caso, por meio do formulário da plataforma do jogo, com a participação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Qualifica da Escola de Tempo Integral, localizada na cidade de Quixeramobim, Ceará. Os alunos responderam às perguntas que investigou a eficácia dos jogos e gamificações na aprendizagem matemática, buscando verificar se tais abordagens contribuem para uma aprendizagem significativa e assertiva. Os resultados obtidos indicam que os jogos e gamificações utilizados na aprendizagem matemática podem ser enriquecedores no contexto escolar, motivando os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos percebeu benefícios na utilização dessas metodologias, destacando a melhoria na compreensão dos conceitos de subtração e o aumento do engajamento durante as aulas. Esses resultados sugerem que a gamificação pode ser uma ferramenta metodológica eficaz quando incorporada de maneira adequada às práticas pedagógicas, incentivando os professores a adaptarem suas abordagens para melhor atender às necessidades de aprendizagem dos alunos. Conclui-se, portanto, que a adoção de jogos e gamificação nas aulas de matemática pode representar uma estratégia promissora para estimular o interesse dos estudantes e promover uma aprendizagem mais dinâmica e efetiva. A constante evolução das práticas pedagógicas, com foco na incorporação de metodologias ativas, torna-se fundamental para atender às exigências educacionais contemporâneas e otimizar o potencial pedagógico das tecnologias disponíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFC. Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA), Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Especialização em Educação Digital (SENAI-SC). Especialização em Ensino de Matemática: Anos Finais do Ensino Fundamental (UFPI), Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciado em Educação Física (UECE). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo). Professor e Coordenador de Olimpíada de Matemática atuando em todas as áreas do ensino e no Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Pesquisa sobre: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Didática da Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias no ensino de Matemática e Formação de professores (Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Estatística).

  • Márcia Maria Alves Feijão, Secretaria Municipal de Educação de Quixeramobim

    Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará - Reitoria (2012). Atualmente atua com formação de professores - programa mais paic - Secretaria da Educação Básica do Ceará, Professora de Educação Básica - Ensino Médio (matemática) - Secretaria da Educação Básica do Ceará e Ensino Fundamental II - (matemática e ciências) da Prefeitura Municipal de Quixeramobim. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

  • Rani Darmayanti, Bimbingan Belajar Assyfa Pasuruan
    Faculty Magister Mathematics Education (magister mathematics education) Employment.

Referências

ALMEIDA, B. A. de. Ressignificação das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais, em tempos de e pós-pandemia, com utilização do letramento digital. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Universidade de Cuiabá, Cuiabá, 2023.

ALVES, D. M.; CARNEIRO, R. dos S.; CARNEIRO, R. dos S. Gamificação no ensino de matemática: uma proposta para o uso de jogos digitais nas aulas como motivadores da aprendizagem. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 3, p. 146–164, 2022.

BACICH, L.; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BICUDO, M. A. V. (Org). A pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução Renata Gaspar. Petrópolis: Editora Vozes, 2023.

FERREIRA, D. B.; SOUZA, D. do C. de; CASTRO FILHO, J. A.; CASTRO, J. B. de. Gamificação no Ensino de Matemática: análise das contribuições do Recurso Educacional Digital ’Ilha das Operações’ para a aprendizagem. Revista Ensino em Debate, v. 4, 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 33. ed. Paz e Terra, São Paulo, 2006.

GARDNER, H. The Disciplined Mind: What All Students should Understand. Nueva York: Simon y Schuster, 1999.

GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, v. 27, n. 01, p. 167-178, 2009.

GRAÇA, K.; PATRÍCIO, M. R. Gamificação e Jogos Educativos como Estratégia de Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa: uma Revisão da Literatura. In: OSÓRIO, A. J.; GOMES, M. J.; RAMOS, A.; VALENTE, A. L. (Eds.) Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife. Braga: Universidade do Minho. p. 810-819, 2024.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; HOLUBEC; E. J. El aprendizaje cooperativo

en el aula. Tradução VITALE, G. Barcelona: Paidós, 1999.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; STANNE, M. B. Cooperative learning methods: a meta-analysis. Minneapolis, Minnesota, 2000.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. The use of cooperative procedures in teacher education and professional development. Journal of Education for Teaching, v. 43, n. 3, p. 284–295, 2017.

KNOLL, G. F.; LONDERO, F. T. (Org.). Upgrade: jogos, entretenimento e cultura. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024.

KOSINSKI, M. Facial Width-to-Height Ratio Does Not Predict Self-Reported Behavioral Tendencies. Psychological Science, v. 28, n. 11, p. 1675-1682, 2017.

LIBÂNEO, J. C. (Org.). Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais [E-book]. Goiânia: Cegraf UFG, 2022.

LOIOLA, V. A era exponencial exige: a gamificação na sala de aula e nos treinamentos corporativos. (Org.). LOIOLA, V. São Paulo: Literare Books Internacional, 2020.

MAGALHÃES, G. R. R. Aplicação do Moodle em metodologias ativas para alavancar o desempenho em disciplinas de cálculo. 2023. 50 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.

MAIA, L. E. de O.; VASCONCELOS, F. H. L.; MENEZES, D. B. Impacto das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem: desafios e oportunidades. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 3, 2024.

MAZZARO, P. et al. Metodologias Ativas: Instrumento Metodológico para a Aprendizagem de Matemática Baseada em Jogos e Gamificação. Revista Científica de Educação a Distância - Paidéi@, v. 14, n. 26, 2022.

MORAN, J. Metodologias Ativas em Sala de Aula. Pátio Ensino Médio, n. 39. Porto Alegre: Grupo A, 2019.

MÜLLER SOBRINHO, G. A. Aula gamificada de programação orientada a objetos. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional Uninter, 2023.

PIAGET, J. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Tradução e organização: SALTINI, C. J. P.; CAVENAGHI, E. D. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

PIVEC, M.; KEARNEY, P. Games for Learning and Learning from games. Informatica, v. 31, n. 6, p. 419-423, 2007.

PONTE, J. P. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, v. 25, p. 105-132, 2006

SANTOS, D. C. dos. Formando professores conectados: reflexões sobre o uso das TDIC na formação de professores de letras no contexto do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2024.

SEDUC. Secretaria de Educação do Ceará. EJA+ Qualificação Profissional. 2017. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2017/08/16/eja-qualificacao-profissional/. Acesso em: 16 out. 2024.

SILVA, A. K. O. da. Metodologias ativas: propostas pedagógicas no ensino de matemática. 2023. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

SILVA, L. F. O ensino de matemática através de jogos virtuais: o uso da gamificação em sala de aula. Revista OWL (OWL Journal) - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO E EDUCAÇÃO, v. 2, n. 2, p. 165–179, 2024.

SOUZA, D. do C. de.; FERREIRA, D. B.; CASTRO FILHO, J. A. de.; CASTRO, J. B. de. Recursos educacionais digitais no contexto da educação de jovens e adultos: reflexões e implicações na prática docente. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. Anais... Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/6sipemat/800507-recursos-educacionais-digitais-no-contexto-da-educacao-de-jovens-e-adultos--reflexoes-e-implicacoes-na-pratica-do. Acesso em: 18 out. 2024

SOUZA, S.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v. 31, n. 5, p. 182-200, 2015.

SUITS, B. Whats is a game? Philosophy of Science, v. 34, n. 2, p. 148-156, 1967.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. de; GERALDINI, Al. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educação, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2013.

VIDYASTUTI, A. N.; DARMAYANTI, R.; SUGIANTO, R. The Role of Teachers and Communication Information Technology (ICT) Media in the Implementation of Mathematics Learning in the Digital Age. Al – Jabar: Jurnal Pendidikan Matematika. v. 9, n. 2, p. 221-230, 2018.

Downloads

Publicado

2025-01-23

Como Citar

Ensino de matemática com gamificação: um instrumento metodológico na EJA qualifica baseada em jogos com quizizz. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 1–20, 2025. DOI: 10.56938/rceem.v4i8.4231. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4231. Acesso em: 6 out. 2025.