Análise do manual didático do professor à luz da BNCC: a abordagem do conceito de fração

Autores

10.56938/v4i8.4743

Palavras-chave:

Livro didático de matemática , Manual do professor , Ensino fundamental, Ensino de fração

Resumo

O livro didático tem papel importante na formação do aluno, pois é a partir dele que eles conseguem compreender e acompanhar os assuntos ensinados em sala de aula durante sua caminhada escolar; além de ser um material de distribuição gratuita, caso seja oferecido por escolas de ensino básico de escolas públicas. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar a abordagem didática do conceito de fração em um manual didático do professor para o sexto ano do ensino fundamental - anos finais. Como principal referencial teórico, usou-se documentos norteadores do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de autores que pesquisam sobre análise do livro didático de matemática para o ensino básico, principalmente, sobre o ensino de fração a nível de ensino fundamental - anos finais. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se o instrumento que analisou o livro didático de matemática, que teve como base primária as leituras realizadas na BNCC e leituras sobre a métrica da escala de Likert; e do conceito de transposição didática. Como conclusão, o livro apresenta os elementos da BNCC em toda a extensão do assunto de frações, servindo, assim, para nortear o trabalho do professor em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel de Holanda Parente Aguiar, Secretaria Municipal de Educação de Sobral

    Daniel de Holanda Parente Aguiar possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2024). Atualmente é professor da Escola José Parente Prado. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

  • Marilia Maia Moreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Marília Maia Moreira é doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), concluído em 2025; mestra em Educação Brasileira pela UFC, concluído em 2014. Em 2012, concluiu a especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sua primeira graduação é em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), concluído em 2010. Ainda é formada em Licenciatura em Pedagogia (UNINASSAU), em 2022. Está fazendo especialização em Cálculo e Matemática Aplicada (Faculdade Focus). Já foi professora das escolas do estado do Ceará, e, também, das escolas municipais de Fortaleza. Atualmente, é professora assistente efetiva da UECE, lotada no campus do Aracati - Faculdade de Educação de Ciências Integradas do Litoral Leste (FECIL). É organizadora de livros educacionais. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) - regional Ceará - triênio 2025 a 2028. Tem experiência na área de Educação, na qual estuda principalmente os seguintes temas sobre tecnologias educacionais: tecnologias digitais na educação e materiais concretos; Metodologias de ensino; Laboratório de Matemática; EaD on-line; entre outros assuntos correlacionados.

Referências

AGUIAR, D. H. P. Análise do manual didático do professor à luz da BNCC: a abordagem do conceito de fração. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, 2023.

BRASIL. Programas do livro. Brasília: MEC/FNDE, 2017.

BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o programa nacional do livro e do material didático. Brasília: MEC/SAJ, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, J. B. P. Políticas públicas e o livro didático de matemática. BOLEMA-Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 1-11, 2008.

CARVALHO, E.; VIZOLLI, I.; PEREIRA, O. R. A abordagem de fração em livros didáticos de matemática do sexto ano do ensino fundamental aprovados no PNLD de 2020. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1529-1546, 2020.

CORRÊA, M. L.; MEGGIOLARO, G. P.; REIS, A. Q. M. Abordagem do conteúdo de frações a partir do Programa Nacional do Livro Didático. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 21-38, 2019.

D’AMORE, B. Elementos da didática da matemática. Trad. Maria Cristina Bonomi. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da matemática: 6º ano - ensino fundamental (anos finais). 4. ed. São Paulo: FTD, 2018.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8. ed. - [2. Reimpr.] - São Paulo: Atlas, 2018.

MOREIRA, N. J. S. Continuidade(s) e ruptura(s) nos livros didáticos "A conquista da matemática": como ensinar a partir de orientações metodológicas da educação matemática (1982-2009). 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - NPGECIMA, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013.

SCHEFFER, N. F.; POWELL, A. B. Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). REVEMOP. [S. l.], v. 1, n. 3, p. 476-503, 2019.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-28

Como Citar

Análise do manual didático do professor à luz da BNCC: a abordagem do conceito de fração. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 1–19, 2025. DOI: 10.56938/v4i8.4743. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4743. Acesso em: 16 jan. 2026.