Um estudo inicial sobre as possibilidades de integração entre arte e matemática na formação de professores

Autores

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Palavras-chave:

Arte e Matemática, Potencialidades didáticas, Formação inicial de professores que ensinam Matemática

Resumo

A arte pode ser considerada uma expressão da criatividade humana, que utiliza diferentes linguagens para comunicar ideias, emoções, valores e visões de mundo. Quando articulada à Matemática, abre possibilidades didáticas para seu uso no ensino da Educação Básica e na formação de professores. Essa parceria pode favorecer o desenvolvimento de atividades diversificadas, explorando diversas manifestações artísticas como recurso para introduzir, conceituar ou consolidar conteúdos matemáticos. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades didáticas para o uso da arte no ensino de Matemática, voltadas à formação inicial de professores que ensinam essa disciplina. Para isso, o estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica com materiais disponibilizados pela comunidade acadêmica. O estudo apresentou quatro possibilidades de inserção conjunta da arte e da Matemática para o trabalho com elementos matemáticos: o uso do Tangram e o estudo das propriedades geométricas das figuras; a arquitetura cearense e a construção de maquetes que explorem questões geométricas; a música, com a criação de versos e canções, como poesias, paródias ou raps, que utilizem fórmulas, conceitos e temas matemáticos; e as dobraduras, com a criação de uma exposição de figuras planas e sólidos geométricos simples confeccionados pelos estudantes. Assim, consideramos que o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos em articulação com a arte pode ampliar as possibilidades didáticas do futuro professor de Matemática.

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Biografia do Autor

  • Rebeca de Sousa Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Rebeca de Sousa Silva é graduanda no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2019 a 2022. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), e bolsista de monitoria acadêmica, atuando na disciplina de História da Matemática. Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática. 

  • Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

    Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente Associada do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física - UAB/UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

Um estudo inicial sobre as possibilidades de integração entre arte e matemática na formação de professores. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 1–16, 2025. DOI: 10.56938/bvb7jc90. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4765. Acesso em: 11 dez. 2025.