Um estudo inicial sobre as possibilidades de integração entre arte e matemática na formação de professores
Palavras-chave:
Arte e Matemática, Potencialidades didáticas, Formação inicial de professores que ensinam MatemáticaResumo
A arte pode ser considerada uma expressão da criatividade humana, que utiliza diferentes linguagens para comunicar ideias, emoções, valores e visões de mundo. Quando articulada à Matemática, abre possibilidades didáticas para seu uso no ensino da Educação Básica e na formação de professores. Essa parceria pode favorecer o desenvolvimento de atividades diversificadas, explorando diversas manifestações artísticas como recurso para introduzir, conceituar ou consolidar conteúdos matemáticos. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades didáticas para o uso da arte no ensino de Matemática, voltadas à formação inicial de professores que ensinam essa disciplina. Para isso, o estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica com materiais disponibilizados pela comunidade acadêmica. O estudo apresentou quatro possibilidades de inserção conjunta da arte e da Matemática para o trabalho com elementos matemáticos: o uso do Tangram e o estudo das propriedades geométricas das figuras; a arquitetura cearense e a construção de maquetes que explorem questões geométricas; a música, com a criação de versos e canções, como poesias, paródias ou raps, que utilizem fórmulas, conceitos e temas matemáticos; e as dobraduras, com a criação de uma exposição de figuras planas e sólidos geométricos simples confeccionados pelos estudantes. Assim, consideramos que o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos em articulação com a arte pode ampliar as possibilidades didáticas do futuro professor de Matemática.
Downloads
Referências
ABDOUNUR, O. J. Matemática e música: O pensamento analógico na construção de significados. 4. ed. São Paulo: Escrituras, 2006.
ABDOUNUR, O. J. Matemática e música: São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. – (Coleção contextos da ciência)
CAMPOS, Elisa Padilha. Arte e Matemática: nas interfaces do teatro e da educação. 2015. 231 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
CONTADOR, Paulo Roberto Martins. A Matemática na arte e na vida. 3. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. 258 p.
FAINGUELERNT, Estela Kaufman; NUNES, Katia Regina Ashton. Fazendo arte com a matemática. São Paulo: Artmed Editora, 2006. 126 p.
FIGUEIREDO, Elisandra Bar de; SIPLE, Ivanete Zuchi; BONTORIN, Geisiani. A arte e a matemática como peças de um mesmo quebra-cabeça. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Santa Maria, v. 18, p. 01-17, 2025. Anual.
GONÇALVES, Elisane Strelow. A contribuição do Origami na Geometria: desenvolvendo habilidades e conceitos. 2018. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
GRACIOLLI, Carolina Yumi Lemos Ferreira. Origami e Educação Matemática: discussões sobre dobras, arte e fractais. 2025. 197 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2025
MACIEL, T. B. Matemática e Música: Uma Proposta Pedagógica. 2018. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
OLIVEIRA, W. Matemática e música: Interdisciplinaridade no ensino da Trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
SANTOS, Edson Júnior dos. Ensino de perspectiva a partir do olhar matemático: um estudo de caso baseado na igreja de são Francisco em ouro preto. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, Edson Júnior dos Santos, 2018.
SANTOS, Edvan Ferreira dos; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. A Interface entre Arte e Matemática: em busca de perspectivas curriculares críticas e criativas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 34, n. 68, p. 1144-1173, dez. 2020.
SILVA JUNIOR, Evanduir Pereira da. O uso do Tangram na EJA. 2023. 63 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
VASCONCELOS, C. S. Relações entre matemática e Música: Uma Ferramenta para as aulas de Matemática. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.
ZALESKI FILHO, Dirceu. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora Ltda, 2013. 179 p.











