O desenvolvimento de habilidades estatísticas na EJA: uma experiência vivenciada com estudantes do Ensino Médio

Autores

10.56938/rceem.v4i8.4767

Palavras-chave:

EJA, Habilidades estatísticas, Pesquisas estatísticas

Resumo

No mundo contemporâneo, é essencial que as pessoas desenvolvam competências relacionadas à coleta, organização, leitura, análise e interpretação de dados estatísticos, consideradas fundamentais para a realização de pesquisas amostrais. Desse modo, este trabalho enfatiza a necessidade de que o professor adote, em sua prática pedagógica, estratégias metodológicas significativas e desenvolva atividades didáticas que abordem conteúdos do campo da Estatística, sobretudo nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Defende-se também que essa abordagem permita que esses estudantes sejam vistos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, por possuírem conhecimentos prévios e serem capazes de construir novos saberes. Isso porque essa modalidade assume um papel social fundamental no contexto educacional, e os conhecimentos estatísticos são indispensáveis para esses estudantes. Assim, é essencial que os estudantes da EJA tenham acesso ao direito a uma Educação Estatística que favoreça uma formação cidadã, permitindo-lhes adotar atitudes críticas e reflexivas. Nesse sentido, este relato apresenta uma experiência vivenciada com alunos da EJA, do Ciclo VI — Ensino Médio — de uma escola pública estadual da Paraíba, e discute a importância de o professor abordar esses conceitos e desenvolver habilidades estatísticas nesses estudantes. Os resultados obtidos foram analisados sob uma perspectiva qualitativa, visto tratar-se de um estudo de caso no qual foram considerados seus aspectos descritivos. Esses resultados evidenciam, ainda, a importância do tratamento de conceitos estatísticos nas aulas de Matemática, como forma de desenvolver as competências e habilidades indicadas pela BNCC, proporcionando, assim, uma formação voltada para o exercício da cidadania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Guimarães de Assis, Secretaria Estadual de Educação da Paraíba

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor de Matemática na Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE-PB)

  • Francisco Diniz Júnior, Secretaria Municipal de Educação de São José dos Ramos/PB

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor de Matemática na Secretaria Municipal de Educação de São José dos Ramos (SEDUC-SJR

Referências

ASSIS, Francisco Guimarães de. Contribuições didático-pedagógicas de uma formação continuada de professores para o desenvolvimento dos pensamentos probabilístico e estatístico dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2024. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Canoas, 2024.

BICUDO, Maria Aparecida V. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. IN: BORBA, Marcelo de C.; ARAÚJO, Jussara de Loila. (organizadores). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BONJORNO, José Roberto; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; SOUSA, Paulo Roberto C. de. Prisma matemática: conjunto e funções. 1. ed. São Paulo: Editora FTD, 2020a.

BONJORNO, José Roberto; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; SOUSA, Paulo Roberto C. de. Prisma matemática: estatística, combinatória e probabilidade. 1. ed. São Paulo: Editora FTD, 2020b.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 06 nov. 2025.

CAMPOS, Celso Ribeiro. A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à Didática da Estatística em cursos de graduação. 2007. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/entities/publication/936d3102-b95e-4ad5-a689-d89eefc6e63f>. Acesso em: 06 nov. 2025.

CAMPOS, Celso Ribeiro; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti; JACOBINI, Otávio Roberto. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto & aplicações. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Matemática em contextos: estatística e matemática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2020.

DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas, SP: Papirus, 2015.

FONSECA, Maria da Conceição F. Reis. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

FREITAS, Adriano Vargas. Educação matemática na educação de jovens e adultos. IN: FREITAS, Adriano Vargas. (organizador). Questões curriculares e educação matemática na EJA: desafios e propostas. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco, 2018.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D. de Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

O desenvolvimento de habilidades estatísticas na EJA: uma experiência vivenciada com estudantes do Ensino Médio. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 1–14, 2025. DOI: 10.56938/rceem.v4i8.4767. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4767. Acesso em: 16 jan. 2026.